EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1221
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO ESPELEOLÓGICA DE CAVERNA BASÁLTICA: NOTAS PRELIMINARES DA CAVERNA DO PAU OCO NO MUNICÍPIO DE ENÉAS MARQUES - PR
Autor(es): SPOLADORE, Angelo
VARGAS, Karine Bueno
LOES, Claudio
MAIA, Lucas Bernal
Abstract: A caverna do Pau Oco localiza-se no município de Enéas Marques, no sudoeste do Paraná, sendo margeada pelo rio das Antas. A presente cavidade foi formada pelos derrames vulcânicos da província magmática Serra Geral, que teve o seu ápice durante o Mesozoico. A fim de reconhecer as cavidades que até então eram raras no Brasil, uma comissão cientifica se deslocou ao sudoeste do Paraná para identificação a campo, e o resultado desse trabalho deu origem ao presente artigo e uma serie de produções que virão, já que a região é objeto de uma pesquisa de extensão, desenvolvida pelo departamento de geociências da Universidade Estadual de Londrina. Visando divulgar as descobertas e o projeto pioneiro na região, o presente artigo tem como objetivo caracterizar a Caverna do Pau Oco, que foi a primeira a ser identificada na região, e discutir o seu significado geológico, geomorfológico e espeleológico em caráter preliminar. A metodologia do presente trabalho constitui-se em revisão bibliográfica e visita in loco na área da caverna, observando-se detalhadamente o seu interior e entorno, e utilizando técnicas de prospecção em campo com instrumentação especifica. Observou-se que a caverna apresenta uma morfologia cárstica em estágio de desenvolvimento, e que a sua estruturação geológica muito pode nos dizer sobre sua evolução.
Palavras-chave: Espeleologia
Sudoeste do Paraná
Geologia do Paraná
Cavernas de Basalto
Rio das Antas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1221
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79510.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)693.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.