EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1216
Tipo: Artigo
Título: FERTIRRIGAÇÃO COM SELÊNIO EM RÚCULA: EFICIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DA ÁGUA
Autor(es): MANGAROTTI, Danielle Paula de Oliveira
NASCIMENTO, Jean Marcelo Rodrigues do
SERON, Cássio de Castro
LOZANO, Cláudia Salim
ANDREAN, André Felipe Barion Alves
REZENDE, Roberto
Abstract: Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de utilização da água (EUA) na cultura da rúcula sob diferentes lâminas de irrigação aplicadas com e sem déficit hídrico por gotejamento em ambiente protegido, nas condições de Maringá-PR. O experimento foi instalado e conduzido no período de janeiro a março de 2017 em casa de vegetação localizada no Centro Técnico de Irrigação (CTI) da Universidade Estadual de Maringá. No experimento, foram avaliados 6 tratamentos resultantes da combinação de três doses de Se (0, 200 e 400 g.ha-1 ) aplicadas com e sem déficit hídrico, isto é, 50 e 100% da evapotranspiração da cultura (ETc), dispostos em esquema fatorial 3 × 2 em um delineamento em blocos completos ao acaso, com quatro repetições. Foram utilizadas mudas da cultivar Astro, semeadas em bandejas e transplantadas em espaçamento de 0,20 m entre linhas e 0,125 m entre plantas. Foi realizada a colheita manual das folhas e posteriormente a determinação da eficiência de utilização da água (EUA). Os dados foram submetidos à análise de variância e regressão (nível mínimo de 10% de significância). Os dados foram submetidos à análise de variância e regressão (nível mínimo de 10% de significância). As regressões lineares simples para PROD (100% ETc) e EUA (50% ETc) em função das doses de selênio aplicadas mostraram-se significativas. A produtividade e a eficiência de utilização da água na cultura da rúcula cultivada em ambiente protegido foi influenciada pela quantidade de água aplicada e pelas doses de selênio.
Palavras-chave: eficiência de utilização
doses de selênio
lâmina de irrigação
rúcula
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1216
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79408.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)203.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.