CAMPUS MARINGÁ - SEDE 1. TCC - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12151
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pedagogia Waldorf: uma análise das contribuições da arquitetura escolar para um ensino de qualidade
Autor(es): SCHIAVON, Júlia Barcellos
Primeiro Orientador: JUNG, Norma
Resumo: A educação infantil está se reinventando constantemente para atender às necessidades das famílias contemporâneas. Além de sua importância para a formação da sociedade, a escola exerce uma grande influência no desenvolvimento humano a partir da integração de aspectos físicos, sociais e emocionais. Portanto, este estudo tem como finalidade compreender a pedagogia Waldorf, proposta pelo pedagogo Rudolf Steiner, e suas críticas à metodologia pedagógica tradicional, incluindo o espaço em que se educa. Considerando a educação infantil como um direito de todas as crianças, é essencial que o espaço físico da escola esteja devidamente equipado. Assim, objetiva-se a aplicação da pedagogia Waldorf em escolas públicas tradicionais, buscando estabelecer a arquitetura como complemento à educação brasileira. Para a percepção do valor educacional na vida de crianças com idade pré-escolar, optou-se por uma revisão bibliográfica e análise de correlatos. Por fim, o artigo resulta em diretrizes para a aplicação de uma arquitetura mais sensitiva, funcional, integrada e orgânica, com elementos que transmitam o que Steiner propõe para o pleno desenvolvimento da criança, como: a percepção de um ambiente seguro, acolhedor, criativo, com liberdade de brincar, aprender e socializar, além de aumentar a relação com a natureza, propiciando um desenvolvimento saudável e natural.
Palavras-chave: Arquitetura Escolar
Educação Infantil
Pedagogia Alternativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: SCHIAVON, Júlia Barcellos. Pedagogia Waldorf: uma análise das contribuições da arquitetura escolar para um ensino de qualidade. 2024. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12151
Data do documento: 21-Fev-2024
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÚLIA BARCELLOS SCHIAVON.pdfTCC do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Cesumar - UNICESUMAR80.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.