Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12151| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Pedagogia Waldorf: uma análise das contribuições da arquitetura escolar para um ensino de qualidade |
| Autor(es): | SCHIAVON, Júlia Barcellos |
| Primeiro Orientador: | JUNG, Norma |
| Resumo: | A educação infantil está se reinventando constantemente para atender às necessidades das famílias contemporâneas. Além de sua importância para a formação da sociedade, a escola exerce uma grande influência no desenvolvimento humano a partir da integração de aspectos físicos, sociais e emocionais. Portanto, este estudo tem como finalidade compreender a pedagogia Waldorf, proposta pelo pedagogo Rudolf Steiner, e suas críticas à metodologia pedagógica tradicional, incluindo o espaço em que se educa. Considerando a educação infantil como um direito de todas as crianças, é essencial que o espaço físico da escola esteja devidamente equipado. Assim, objetiva-se a aplicação da pedagogia Waldorf em escolas públicas tradicionais, buscando estabelecer a arquitetura como complemento à educação brasileira. Para a percepção do valor educacional na vida de crianças com idade pré-escolar, optou-se por uma revisão bibliográfica e análise de correlatos. Por fim, o artigo resulta em diretrizes para a aplicação de uma arquitetura mais sensitiva, funcional, integrada e orgânica, com elementos que transmitam o que Steiner propõe para o pleno desenvolvimento da criança, como: a percepção de um ambiente seguro, acolhedor, criativo, com liberdade de brincar, aprender e socializar, além de aumentar a relação com a natureza, propiciando um desenvolvimento saudável e natural. |
| Palavras-chave: | Arquitetura Escolar Educação Infantil Pedagogia Alternativa |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| Citação: | SCHIAVON, Júlia Barcellos. Pedagogia Waldorf: uma análise das contribuições da arquitetura escolar para um ensino de qualidade. 2024. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12151 |
| Data do documento: | 21-Fev-2024 |
| Aparece nas coleções: | ARQUITETURA E URBANISMO |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JÚLIA BARCELLOS SCHIAVON.pdf | TCC do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Cesumar - UNICESUMAR | 80.78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

