CAMPUS MARINGÁ - SEDE 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12143
Tipo: Dissertação
Título: Sobrecarga de trabalho e burnout em cuidadores formais vinculados a uma empresa privada de atendimento de internação domiciliar ou home care em Sinop-MT: um estudo de métodos mistos
Autor(es): SANTOS, Vanessa Gisele
Primeiro Orientador: GARCIA, Lucas França
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MASSUDA, Ely Mitie
Resumo: Objetivo: avaliar o nível de sobrecarga de trabalho de cuidadores formais vinculados a uma empresa privada de atendimento de internação domiciliar ou Home Care em Sinop-MT. Método: foi realizada uma pesquisa de métodos mistos sequencial, em duas etapas, do tipo descritiva e exploratória. A primeira etapa envolveu a coleta de dados dos instrumentos quantitativos, e a segunda a realização das entrevistas semiestruturadas. Os instrumentos de coleta de dados foram: roteiro de entrevista para caracterização dos participantes da pesquisa, Inventário da Síndrome de Burnout (ISB) e escala de Katz, que mediu a percepção de dependência dos cuidadores a respeito do nível de dependência dos pacientes assistidos pelos mesmos. Para analisar a percepção sobre o processo de trabalho e o nível de sobrecarga autorreferido foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa. Resultados: Foram abordados 16 cuidadores formais de uma empresa privada que presta serviços de atenção domiciliar (AD) no Município de Sinop-MT. O perfil sociodemográfico da amostra abordado demonstra um público adulto, entre 20-59, majoritariamente do sexo feminino, com experiência no exercício da profissão e com experiência na empresa em questão. Com relação ao nível de dependência dos pacientes atendidos, a maioria deles apresentou um alto nível de dependência, de acordo com a percepção dos cuidadores, o que, por sua vez, demanda maiores cuidados por parte da equipe de AD, gerando sobrecarga de trabalho e sintomas de esgotamento e cansaço. Com relação a percepção dos cuidadores formais a respeito do seu trabalho, foram identificadas quatro temáticas, de acordo com a análise de conteúdo de Bardin, todos relacionados ao processo de trabalho: ambiente de trabalho, rotina de trabalho, sentimentos associados ao trabalho e relacionamento com os colegas de trabalho. Considerações finais: embora o tamanho amostral do presente estudo tenha sido pequeno, pode-se observar que há um nível importante de sobrecarga de trabalho e sintomas de esgotamento e cansaço em cuidadores formais em formato de AD. Os participantes percebem a rotina de trabalho como sendo o principal motivo para este cansaço, embora outros fatores possam contribuir para esta percepção. Desta maneira, destaca-se a importância de programas de promoção da saúde do trabalho da AD, de forma a minimizar a sobrecarga de trabalho e proporcionar maior qualidade de vida aos cuidados formais.
Palavras-chave: Esgotamento Profissional
Cuidadores
Promoção da Saúde
Saúde do Trabalhador
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: SANTOS, Vanessa Gisele. Sobrecarga de trabalho e burnout em cuidadores formais vinculados a uma empresa privada de atendimento de internação domiciliar ou home care em Sinop-MT: um estudo de métodos mistos. 2021. 71 f. Dissertação (Mestrado em Promoção da Saúde) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12143
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA GISELE SANTOS.pdfDissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade Cesumar – UNICESUMAR1.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.