CAMPUS MARINGÁ - SEDE 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12134
Tipo: Dissertação
Título: O conteúdo de vídeos do Youtube sobre doença celíaca são adequados? Um estudo de métodos mistos
Autor(es): OLIVEIRA, Aline Larrissa Trombini Fernandes de
Primeiro Orientador: GARCIA, Lucas França
Segundo Orientador: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
Resumo: As mídias sociais são cada vez mais utilizadas como veículos de disseminação de conteúdo no campo da saúde. Aplicativos baseados na web, como o YouTube, são amplamente usados para busca e divulgação de informações. Cresce o número de pacientes celíacos que buscam, nas redes sociais, conhecimento e informações sobre o diagnóstico e tratamento da Doença Celíaca (DC). O presente estudo tem como objetivo avaliar o conteúdo veiculado na mídia social Youtube a respeito do manejo da DC, uma vez que, até o presente momento, inexistem estudos que avaliem o conteúdo e a confiabilidade dos vídeos produzidos, em língua portuguesa do Brasil, postados nessa plataforma. Trata-se de um estudo de métodos mistos, do tipo descritivo, exploratório, sequencial. A primeira etapa, envolveu a condução de um estudo observacional, transversal, em que foram analisados 100 vídeos, dos quais foram analisados 99, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão e mais visualizados. A segunda etapa envolveu a condução de um estudo qualitativo. Dos 99 vídeos analisados, na primeira etapa, apenas 15, elaborados por profissionais da saúde e mais frequentemente assistidos, de acordo com o filtro do Youtube, foram selecionados. Para a análise utilizou-se um roteiro de avaliação que envolveu dados gerais dos vídeos, origem, qualidade do material, sintomas, diagnóstico e tratamento da DC. A análise dos dados quantitativos deu-se por meio de estatística descritiva, tais como média, mediana, desvio padrão e teste de associações. A análise dos dados qualitativos deu-se por meio da análise de conteúdo de Bardin, com auxílio do software QSR NVIVO 12 para Windows. Como principais resultados, verificou-se uma predominância de 45,5% de vídeos com origem de notícias, observou-se um número elevado de pessoas que buscam informações por meio da plataforma YouTube, 2.358.343 visualizações no total. Dos 100 vídeos analisados, 92 se referiam à DC, porém, a maioria deles abordava questões superficiais sobre a doença. Após análise dos 15 vídeos dos profissionais da saúde, verificou-se um conhecimento mais amplo e profundo sobre as questões relacionadas à DC quando comparados aos demais provedores. Concluiu-se, a partir desse estudo, que as mídias sociais são importantes aliados na promoção da saúde. Com referência as informações sobre o manejo da DC na plataforma YouTube, há um longo caminho a percorrer, pois não apresenta profundidade no conteúdo publicado e as orientações/informações não são tão precisas e relevantes, mesmo assim, o acesso às informações é significativo, uma vez que há grande parcela de pacientes e familiares que utilizam desse meio para obter conhecimento sobre a enfermidade e buscar ajuda no tratamento.
Palavras-chave: Promoção da Saúde
Doença celíaca
Mídia social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: OLIVEIRA, Aline Larrissa Trombini Fernandes de. O conteúdo de vídeos do Youtube sobre doença celíaca são adequados? Um estudo de métodos mistos. 2021. 57 f. Dissertação (Mestrado em Promoção da Saúde) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12134
Data do documento: 24-Fev-2021
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE LARRISSA TROMBINI FERNANDES DE OLIVEIRA.pdfDissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade Cesumar – UNICESUMAR690.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.