CAMPUS MARINGÁ - SEDE 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12133
Tipo: Dissertação
Título: A inteligência emocional e a sua relação com o compartilhamento de conhecimento entre profissionais da indústria de software
Autor(es): BORBA, Natalie Jacinto
Primeiro Orientador: ELIAS, Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues
Resumo: A Inteligência Emocional (IE) é reconhecida como um dos atributos mais importantes do capital humano tanto no âmbito pessoal como no profissional. Mediante a necessidade das organizações de se manterem competitivas, é necessário que essa competência esteja em equilíbrio em relação ao comportamento humano para que haja o Compartilhamento de Conhecimento (CC), que é reconhecido, na literatura, como o mais relevante processo do ciclo do conhecimento. As Indústrias de Software (IS) estão em ascensão e, cada vez mais, o Compartilhamento de Conhecimento se torna um processo essencial pois acelera as técnicas de inovação. Para que isso ocorra, é necessário que os colaboradores estejam bem emocionalmente para atingirem os resultados organizacionais. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação da Inteligência Emocional com o Compartilhamento de Conhecimento entre profissionais da indústria de software. A pesquisa é de natureza aplicada, de cunho exploratório e de abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, levando-se em consideração um roteiro baseado nos elementos determinantes da Inteligência Emocional e do Compartilhamento de Conhecimento, encontrados na literatura. A pesquisa foi elaborada em uma cidade do interior do Paraná, e as entrevistas foram realizadas in loco e transcritas posteriormente para que o estudo pudesse ser efetuado. Realizou-se uma análise de conteúdo de Bardin, que leva em consideração as suas principais etapas: pré-análise, exploração e tratamento dos resultados obtidos, apoiadas pelo software de análise textual Iramuteq. Com os resultados obtidos, foi possível se constatar que a Inteligência Emocional (IE) influencia no Compartilhamento de Conhecimento (CC) na indústria de software estudada e isso se dá por diversos fatores que englobam a motivação, confiança, relacionamento e comunicação. Os resultados revelam ainda que, de modo geral, as pessoas que estão alocadas tanto na área administrativa como na técnica apresentam influenciadores e barreiras para o Compartilhamento de Conhecimento (CC). Conclui-se, portanto, que o Compartilhamento de Conhecimento (CC) ocorre na indústria de software, contudo de forma orgânica e positiva, quando os funcionários estão bem emocionalmente.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Inteligência
Emoções
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: BORBA, Natalie Jacinto. A inteligência emocional e a sua relação com o compartilhamento de conhecimento entre profissionais da indústria de software. 2023. 114 f. Dissertação (Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12133
Data do documento: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATALIE JACINTO BORBA.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em gestão do conhecimento nas organizações da Universidade Cesumar – UNICESUMAR1.32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.