Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12132| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Espaços Ba virtuais: articulações para metodologias ativas com métodos e ferramentas da gestão do conhecimento |
| Autor(es): | ZAGONEL, Yasminn Talyta Tavares |
| Primeiro Orientador: | ALMEIDA, Iara Carnevale de |
| Resumo: | Com o uso crescente de tecnologias no cenário educacional, as formas de ensino e aprendizagem estão evoluindo e estão focadas no estudante como centro desses processos. Nesse contexto, os ambientes de aprendizagem virtuais têm-se tornado mais prevalentes. Destes ambientes, este estudo foca no espaço Ba virtual, uma das propostas da Gestão do Conhecimento (GC). Dentro dessa proposta é interessante que se possa relacionar estratégias de metodologias ativas com recursos tecnológicos que possam ser utilizados em espaços Ba virtuais que são ambientes digitais que permitem a colaboração e o compartilhamento de informações de forma digital, fornecendo uma plataforma/contexto para acesso, organização, e/ou compartilhamento de conhecimento e experiência. Este cenário promoveu o problema de pesquisa: como relacionar metodologias ativas com métodos e ferramentas da Gestão do Conhecimento para promover espaços Ba virtuais? Essa problematização é viabilizada pelo objetivo geral: “relacionar metodologias ativas com métodos e ferramentas da gestão do conhecimento para promover espaços Ba virtuais”. Nessa pesquisa metodologicamente foi utilizado o modelo hipotético-dedutivo, inicialmente por meio de uma pesquisa bibliográfica exploratória para, posteriormente, realizar uma revisão sistemática de literatura. Como resultados aponta-se que o espaço Ba virtual pode fornecer condições necessárias, amplificadas por meio de métodos e ferramentas da GC, para que as pessoas aprendam umas com as outras, expressem, combinem e integrem ideias e insights e as internalizem de forma a gerar novos conhecimentos. Além disso, as estratégias de metodologias ativas dinamizam todos esses processos do conhecimento. Finalmente, a promoção de espaços Ba virtuais para a educação é um passo importante, pois permitirá que ambientes de aprendizagem sejam mais eficazes e eficientes, sendo a articulação de metodologias ativas com métodos e ferramentas da GC um componente crucial para essa promoção. |
| Palavras-chave: | Ambiente de Aprendizagem Virtual Conceito Ba Metodologias Ativas Ciclo do Conhecimento Processos de Ensino Aprendizagem |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| metadata.dc.publisher.program: | Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado) |
| Citação: | ZAGONEL, Yasminn Talyta Tavares. Espaços Ba virtuais: articulações para metodologias ativas com métodos e ferramentas da gestão do conhecimento. 2023. 83 f. Dissertação (Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2023. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12132 |
| Data do documento: | 24-Fev-2023 |
| Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| YASMINN TALYTA TAVARES ZAGONEL.pdf | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em gestão do conhecimento nas organizações da Universidade Cesumar – UNICESUMAR | 3.59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

