Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12129| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Mentoria entre pares como estratégia para o compartilhamento do conhecimento na formação continuada de docentes do ensino fundamental i |
| Autor(es): | MARTINS, Jani Bolsonello Picin |
| Primeiro Orientador: | MACUCH, Regiane da Silva |
| Resumo: | No cenário educacional, especificamente nas licenciaturas em Pedagogia, o docente tem a possibilidade de atuar da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. Rotatividade de ambientes e de alunos acaba por exigir habilidades e conhecimentos diferenciados e específicos. O desenvolvimento profissional docente é composto de conhecimentos, habilidades específicas e experiências vividas resultam na construção da identidade profissional. Como parte desse processo, a formação continuada tem papel importante para o compartilhamento de conhecimentos e aprendizagens docentes, em qualquer nível profissional. Diante disso, pensando nas especificidades docentes e nas estratégias de compartilhamento do conhecimento sugeridas pela Gestão do Conhecimento nas Organizações, este estudo se concentrou na pesquisa na mentoria entre pares como proposta de compartilhamento entre docentes por meio da formação continuada. Portanto, este estudo é de natureza aplicada, abordagem qualitativa com objetivos descritivos e estatísticos, por meio da utilização de métodos de revisão de literatura narrativa e integrativa, procedimentos técnicos como entrevistas semiestruturadas, observação participante e diário de bordo. Os dados demonstraram que as dificuldades docentes são frequentes e reais, independente do contexto acadêmico. Sendo assim, o compartilhamento do conhecimento entre docentes torna-se estratégia relevante para a carreira, desempenhando papel crucial no desenvolvimento profissional e na melhoria contínua da qualidade na educação. Desse modo, os resultados deste estudo delineiam aspectos essenciais sobre a importância desse compartilhamento para as práticas pedagógicas que melhor se adaptam às mudanças de abordagens, metodologias, tecnologias e demandas educacionais. Dessa forma, com os resultados obtidos com a pesquisa emergiu a proposição de modelo de mentoria entre pares para a formação continuada de professores sob a ótica da Gestão do Conhecimento, baseada nas dificuldades que os professores enfrentam durante o processo de Ensino no nível de escolaridade Fundamental I e do conhecimento do funcionamento da formação continuada na organização educacional de ensino básico estudada. Concluiu-se que o compartilhamento do conhecimento docente desempenha papel fundamental no desenvolvimento profissional visando a melhoria contínua da qualidade na educação, aumentando a satisfação no trabalho, desenvolvendo o senso de propósito e a motivação, como também, promove um ambiente de apoio mútuo, criando cultura de aprendizado contínuo. Portanto, a mentoria entre pares torna-se uma contribuição social no âmbito educacional uma vez que amplia o aprendizado docente, como resultado possível um melhor desempenho pessoal e profissional em sala de aula. |
| Palavras-chave: | Compartilhamento Aprendizagem Formação continuada Mentoria entre pares Gestão do Conhecimento |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| metadata.dc.publisher.program: | Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado) |
| Citação: | MARTINS, Jani Bolsonello Picin. Mentoria entre pares como estratégia para o compartilhamento do conhecimento na formação continuada de docentes do ensino fundamental i. 2023. 171 f. Dissertação (Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2023. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12129 |
| Data do documento: | 13-Dez-2023 |
| Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JANI BOLSONELLO PICIN MARTINS.pdf | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em gestão do conhecimento nas organizações da Universidade Cesumar – UNICESUMAR | 2.44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

