CAMPUS MARINGÁ - SEDE 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12123
Tipo: Dissertação
Título: O compartilhamento de conhecimento no contexto da gestão escolar: um estudo entre as APAEs do Conselho Regional de Umuarama
Autor(es): CERVINHANI, Renata
Primeiro Orientador: FORNO, Leticia Fleig Dal
Resumo: A gestão escolar atualmente constitui e atua de forma objetiva no intuito de promover a organização, a mobilização e a articulação de condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos sócios educacionais dos estabelecimentos de ensino. As discussões que têm sido realizadas com este tema se referem aos aspectos organizacionais da escola e das influências que estas atividades exercem em nível de qualidade dos serviços educacionais prestados aos discentes. A atuação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), mantenedoras das Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial, está ancorada em três pilares integrados nas áreas de educação, saúde, assistência social. Com isto, estas instituições prestam serviços à sociedade a fim de garantir os direitos das pessoas com deficiências. A implementação de métodos, técnicas e ferramentas do processo de compartilhamento de conhecimento poderá auxiliar no processo administrativo escolar destas instituições e colaborar para a melhoria da qualidade de ensino, visto que o compartilhamento de conhecimento tem sido de fundamental importância para a criação do conhecimento. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre o compartilhamento de conhecimento entre os gestores escolares e os gestores da mantenedora de um Conselho Regional das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAEs da Região de Umuarama. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa se caracteriza, quanto a natureza, como aplicada, quanto aos objetivos, como exploratória, com abordagem qualitativa e tendo como procedimento o estudo de caso, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas. Para a técnica de análise de dados, fez-se uso da análise de conteúdo de Bardin (2011) com auxílio do software IRaMuTeQ. Como resultado desta pesquisa, observou-se que o compartilhamento do conhecimento entre os gestores escolares e os gestores da mantenedora analisado é motivado por problemas ou alguma demanda de trabalho. Porém, detectou-se a presença de inibidores tanto individuais como organizacionais que dificultam o compartilhamento de conhecimento. Dessa forma, apresentou-se algumas práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento para atenuar os principais problemas verificados no compartilhamento do conhecimento, para que possa contribuir de forma efetiva na gestão escolar do Conselho Regional da APAEs de Umuarama.
Palavras-chave: Compartilhamento de Conhecimento
Ferramentas de Compartilhamento do Conhecimento
Ambientes para compartilhar
Gestão Escolar
APAE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: CERVINHANI, Renata. O compartilhamento de conhecimento no contexto da gestão escolar: um estudo entre as APAEs do Conselho Regional de Umuarama. 2023. 124 f. Dissertação (Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12123
Data do documento: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA CERVINHANI.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em gestão do conhecimento nas organizações da Universidade Cesumar – UNICESUMAR5.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.