EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1209
Tipo: Artigo
Título: EXPRESSÃO GÊNICA DA ENZIMA SPL NO FÍGADO DE TILÁPIAS-DO-NILO DESAFIADAS COM NÍVEIS CRESCENTES DE FUMONISINAS POR 30 DIAS
Autor(es): HEDLER, Dayne Loraine
SILVA, Stefania Caroline Claudino da
Abstract: Nos últimos anos, têm-se buscado investigar a qualidade sanitária de grãos destinados alimentação animal e humana, identificando possíveis problemas, como a presença de fungos. A micotoxina fumonisina é produzida durante o metabolismo secundário dos fungos Fusarium verticillioides e Fusarium proliferatum, e podem prejudicar as funções do sistema imunológico, causar edemas pulmonares, lesões no fígado e rins, levando o animal à morte, dependendo dos níveis de contaminação e tempo de exposição à toxina. A ação da fumonisina envolve a alteração da síntese de ceramida pelo bloqueio enzimático da ceramida sintase, promovendo desta forma, redução na síntese de esfingolipídios complexos e acúmulo e precursores metabólicos. Este acúmulo de intermediários pode ser controlado pela bioconversão das bases esfingóides a bases fosfatadas, e sucessivamente a fosfoetanolamina pela enzima esfingosina-esfinganina fosfato liase (SPL). Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a expressão gênica de SPL, um gene relacionado ao estresse celular, no fígado de alevinos de tilápia-do-Nilo alimentados com três níveis distintos de inclusão de fumonisina/kg de ração por 30 dias de consumo. A expressão gênica foi realizada utilizando aparelho de PCR em tempo real e primers específicos. Os resultados foram avaliados por análise de variância utilizando o software SAS, a 5% de probabilidade.
Palavras-chave: Micotoxinas
expressão gênica
peixes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1209
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79432 (1).pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)193.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.