CAMPUS MARINGÁ - SEDE 1. TCC - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12071
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sensibilidade ao glúten não celíaca: um diagnóstico desafiador entre as desordens associadas ao glúten
Autor(es): ALVARENGA, Natália Teixeira
GONÇALVES,  Anna Thais Sousa
FREITAS, Letícia de
SAGANSKI, Lara Carolina
CAMPOS, André Granzotto
BONACIN, Gabriela do Prado
FERREIRA, Júlia Stanziola
TOMÉ,  Lucas de Barros
SIQUEIRA,  Pedro Guilherme Arantes
COELHO, Ricardo Lopes
LANZA, Vitória Mecca
Primeiro Orientador: BESSON, Jean Carlos Fernando
Resumo: Este artigo tem como objetivo a análise dos atuais critérios diagnósticos para a sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC), visto que ainda não há um protocolo bem definido para a investigação desta condição clínica, pautando apenas na exclusão de outras patologias como a doença celíaca e alergia ao trigo. Foram utilizados como descritores de busca as seguintes palavras: hipersensibilidade a trigo, diarreia, dor abdominal, dieta livre de glúten. Foram aplicados os operadores booleanos AND e OR, utilizados nos seguintes bancos de dados: Scielo e PubMed. Por fim, foram incluídas as publicações em língua portuguesa e inglesa no período compreendido nos últimos cinco anos, entre janeiro de 2019 a abril de 2024. A apresentação clínica da SGNC envolve uma variedade de sintomas, incluindo tanto sintomas intestinais quanto extraintestinais. Esses sintomas geralmente surgem após a ingestão de glúten/trigo e melhoram com sua interrupção. Os principais mecanismos fisiopatológicos da SGNC diante da exposição intestinal ao glúten e polifenóis descritos foram: resposta inflamatória mediada pelo glúten; disfunção da barreira intestinal; disbiose intestinal; resposta inflamatória imune. A remoção do glúten ou do trigo da dieta apresentou-se uma medida reforçada por muitos autores, de maneira que se apresenta como uma abordagem eficaz para o tratamento da SGNC. A falta de biomarcadores específicos e a inespecificidade dos sintomas tornam o diagnóstico uma tarefa difícil e muitas vezes baseada na exclusão de outras patologias relacionadas ao glúten. Por fim, a dieta sem glúten enfrenta dificuldades na adesão a longo prazo, custos elevados dos alimentos, além da possibilidade de provocar deficiências nutricionais. Além disso, a reintrodução controlada do glúten e a consideração da tolerância individual destacam a necessidade de uma abordagem personalizada e multidisciplinar no manejo da SGNC.
Palavras-chave: Distúrbios relacionados ao glúten
Dieta livre de glúten
Diarreia
Alergia ao trigo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: ALVARENGA, Natália Teixeira; GONÇALVES, Anna Thais Sousa; FREITAS, Letícia de; SAGANSKI, Lara Carolina; CAMPOS, André Granzotto; BONACIN, Gabriela do Prado; FERREIRA, Júlia Stanziola; TOMÉ, Lucas de Barros; SIQUEIRA, Pedro Guilherme Arantes; COELHO, Ricardo Lopes; LANZA, Vitória Mecca. Sensibilidade ao glúten não celíaca: um diagnóstico desafiador entre as desordens associadas ao glúten. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12071
Data do documento: 17-Nov-2024
Aparece nas coleções:MEDICINA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.