CAMPUS CURITIBA 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12063
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Implicações orofaciais do acometimento pela esclerodermia
Autor(es): Campanholi, Rosangela
Alves, Valdelice
Primeiro Orientador: Durscki, Julia Ribas Cesar
metadata.dc.contributor.referee1: Durscki, Julia Ribas Cesar
metadata.dc.contributor.referee2: Iparraguirre Nunovero , Marcos Felipe
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Mariana Machado Teixeira de Moraes
Resumo: A esclerodermia é uma doença autoimune, dermatológica, reumática e multissistêmica que não resulta de processos infecciosos. Ela afeta o tecido conjuntivo com um aumento na deposição de colágeno, causando alterações na microcirculação que levam à fibrose e à obliteração de veias. Isso resulta em fibrose cutânea, sendo o fenômeno de Raynaud e o edema nas mãos e dedos sinais comuns dessa patologia. A doença também apresenta repercussões odontológicas na região orofacial. Este estudo tem como objetivo evidenciar as manifestações bucais da esclerose sistêmica. Foi realizada uma revisão literatura, com pesquisas nas bases de dados Google Acadêmico e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), focando nas manifestações bucais causadas pela esclerodermia. A esclerodermia é caracterizada por processos autoimunes crônicos, resultando em diversas manifestações bucais. Estas incluem doenças periodontais, microstomia, aumento do espaço do ligamento periodontal, perda de inserção gengival, retração gengival, acúmulo de biofilme dentário devido à dificuldade de higienização bucal, rigidez da língua, reabsorção óssea mandibular, xerostomia e hipossalivação, cárie dentária, função mastigatória limitada, dor orofacial e distúrbios na articulação temporomandibular, entre outras complicações. A esclerodermia pode exigir tratamentos odontológicos mais complexos, dependendo da progressão da doença. Diagnósticos e intervenções odontológicas precoces são essenciais para minimizar as complicações clínicas associadas à esclerodermia.
Abstract: A esclerodermia é uma doença autoimune, dermatológica, reumática e multissistêmica que não resulta de processos infecciosos. Ela afeta o tecido conjuntivo com um aumento na deposição de colágeno, causando alterações na microcirculação que levam à fibrose e à obliteração de veias. Isso resulta em fibrose cutânea, sendo o fenômeno de Raynaud e o edema nas mãos e dedos sinais comuns dessa patologia. A doença também apresenta repercussões odontológicas na região orofacial. Este estudo tem como objetivo evidenciar as manifestações bucais da esclerose sistêmica. Foi realizada uma revisão literatura, com pesquisas nas bases de dados Google Acadêmico e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), focando nas manifestações bucais causadas pela esclerodermia. A esclerodermia é caracterizada por processos autoimunes crônicos, resultando em diversas manifestações bucais. Estas incluem doenças periodontais, microstomia, aumento do espaço do ligamento periodontal, perda de inserção gengival, retração gengival, acúmulo de biofilme dentário devido à dificuldade de higienização bucal, rigidez da língua, reabsorção óssea mandibular, xerostomia e hipossalivação, cárie dentária, função mastigatória limitada, dor orofacial e distúrbios na articulação temporomandibular, entre outras complicações. A esclerodermia pode exigir tratamentos odontológicos mais complexos, dependendo da progressão da doença. Diagnósticos e intervenções odontológicas precoces são essenciais para minimizar as complicações clínicas associadas à esclerodermia.
Palavras-chave: Doenças Autoimunes
Escleroderma Sistêmico
Fibrose
Diagnóstico Precoce.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: CAMPANHOLI, Rosangela; ALVES, Valdelice. Implicações orofaciais do acometimento pela esclerodermia. 2024. 21 f. Artigo (Trabalho de Conclusão de Curso em Odontologia) – Centro Universitário do Paraná – UNIPA, Campus Curitiba, Curitiba, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12063
Data do documento: 22-Mar-2025
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSANGELA CAMPANHOLI_VALDELICE ALVES.pdfArtigo de TCC188.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.