EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1205
Tipo: Artigo
Título: ESPORULAÇÃO DE DRECHSLERA TRITICI-REPENTIS EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA E REGIMES DE LUZ E TEMPERATURA
Autor(es): GAROZI, Renato
GABRIEL, Lorrant Cavanha
ANGELOTTI, Priscila
TESSMANN, Dauri José
Abstract: O objetivo da pesquisa foi avaliar a influência de diferentes meios de cultura e regimes de luz e temperatura na esporulação do fungo Drechslera tritici-repentis. Os meios de cultura avaliados foram suco V8-ágar, suco V8+BDA e meio de trigo para quibe-ágar. As condições de incubação foram as seguintes: cinco dias a 24ºC, no escuro, com raspagem do micélio no 5º dia, seguido por 24 horas a 24ºC, sob luz contínua, seguido por 24 horas a 15ºC, no escuro, repetindo o procedimento, totalizando 14 dias (condição 1), e cinco dias a 24ºC, no escuro, com raspagem do micélio no 5º dia, seguido por 24 horas a 24ºC, sob luz ultravioleta, seguido por 24 horas a 24ºC, no escuro, repetindo o procedimento, totalizando 14 dias (condição 2). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições. Para a avaliação da esporulação foi adicionado 7 ml de água estéril em cada placa, com raspagem do micélio, seguido por quantificação em câmara de Neubauer. O fungo esporulou em todos os meios de cultura, no entanto o meio no qual foi obtida maior esporulação foi suco V8-ágar na condição 1. Espera-se, com este resultado, colaborar com o desenvolvimento de metodologias de esporulação mais eficazes para o estudo do comportamento e da patogenicidade do fungo causador da mancha-amarela em regiões produtoras de trigo.
Palavras-chave: Drechslera tritici-repentis
Esporulação
Meio de cultura
Trigo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1205
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80329.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)188.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.