CAMPUS MARINGÁ - SEDE 1. TCC - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12035
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Disbiose virológica e doença inflamatória intestinal: o papel dos bacteriófagos na inflamação intestinal
Autor(es): GARBUGIO, Manuela Loidi
Primeiro Orientador: FILHO, Valdomiro Garbugio
Resumo: As doenças inflamatórias intestinais (DII), como a Doença de Crohn (DC) e a Colite Ulcerativa (RU), são condições autoimunes complexas que afetam principalmente o trato gastrointestinal, causando lesões crônicas. Este estudo explora o papel do viroma intestinal, que inclui bacteriófagos e vírus eucarióticos, na etiopatogenia dessas doenças. Uma pesquisa revela que a composição do viroma em pacientes com DII é significativamente diferente da de indivíduos saudáveis, com uma menor diversidade viral e um aumento na presença de vírus específicos, como os da ordem Caudoviralese Microvírus. Esses vírus podem influenciar a inflamação intestinal, modulando a microbiota e interagindo com o sistema imunológico, contribuindo para a disbiose e exacerbando a inflamação. Além disso, a presença de vírus eucarióticos como o citomegalovírus (CMV) e o Epstein-Barr (EBV) tem sido associada à progressão da DII. O estudo também discute abordagens terapêuticas emergentes, como o transplante viral fecal (TVF) e a terapia com fagos, que mostram potencial na remissão de infecções bacterianas e na modulação da microbiota, embora apresentem riscos relacionados à introdução de vírus patogênicos. Concluir que uma pesquisa contínua sobre o viroma intestinal é essencial para aprofundar o entendimento do DII e para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas que integrem abordagens virológicas e práticas clínicas, melhorando o manejo dessas condições complexas.
Palavras-chave: viroma
microbiota intestinal
disbiose
doença inflamatória intestinal
doença de Crohn
retocolite ulcerativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: GARBUGIO, Manuela Loidi. Disbiose virológica e doença inflamatória intestinal: o papel dos bacteriófagos na inflamação intestinal. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12035
Data do documento: 17-Nov-2024
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANUELA LOIDI GARBUGIO.pdfTCC do Curso de Graduação em Medicina817.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.