EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1201
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA COMPARATIVA DO PLEXO CARDÍACO DE CAMUNDONGOS NORMAIS E TRANSGÊNICOS PARA apoCIII HUMANA
Autor(es): JIMENES, Diogo Rodrigues
PEREIRA, Andréia Vieira
BERTI, Jairo Augusto
SANT'ANA, Débora de Mello Gonçalves
BARBOSA, Carmem Patrícia
Abstract: O presente estudo teve por objetivo principal caracterizar morfologicamente o plexo cardíaco de camundongos normais comparados ao de camundongos transgênicos para a apoliproteína CIII humana (apoCIII). Para isso, foram utilizados como modelo de hipertrigliceridemia primária, camundongos da linhagem C57BL6 que superexpressam a apoCIII, os quais foram divididos em dois grupos (n=6) sendo um grupo com 180 dias de vida e outro com 360. Outros dois grupos (n=6) com as mesmas idades, mas que não expressavam a apoCIII (não transgênicos) foram usados como controle. Os camundongos foram submetidos à toracotomia e seus corações removidos e fixados em paraformoldeído a 4% durante 48 horas até serem submetidos à rotina de processamento histológico e emblocamento. Cortes de 7µm foram corados por meio das técnicas de Hematoxilina/Eosina (H.E.) e Giemsa para evidenciação e caracterização dos gânglios cardíacos. A análise morfológica realizada pela técnica de H.E. permitiu identificar com clareza o formato alongado dos gânglios do plexo cardíaco, bem como a distribuição dos neurônios nos gânglios. A análise morfológica realizada pela técnica de Giemsa permitiu identificar uma cápsula de tecido conjuntivo envolvendo os gânglios do plexo cardíaco, a visualização dos neurônios com formatos arredondados, bem como de seus núcleos e nucléolos descentralizados. Conclui-se assim que ambas as técnicas podem ser usadas na caracterização morfológicas de neurônios e gânglios do plexo cardíaco.
Palavras-chave: Coração
hipertrigliceridemia
neurônios
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1201
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79369.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)283.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.