EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1199
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO EFEITO CICATRIZANTE E ANTIMICROBIANO DO EXTRATO DE Bixa orellana L.
Autor(es): MIURA, William Yudy
GONÇALVES, Ana Sarah Arana
MARTINS, Heber Amilcar
Abstract: A Bixa orellana L., popularmente conhecido urucum ou ainda colorau, muito utilizado pelos americo-latinos como corante em alimento, mas pouco estudado para as áreas da saúde como medicamento. O objetivo deste trabalho é avaliar a atividade farmacológica do extrato de Bixa orellana L., estudando a capacidade de atração de células inflamatórias, surgimento de vasos sanguíneos e fibrinogênio para fechamento e cicatrização das feridas, ainda será avaliado a ação antibacteriana contra bactérias de microbiota de pele Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis. Para este propósito serão utilizados 36 ratos Wistar machos, divididos em 4 grupos: C-Animais controle, CB- Animais controle tratados com base da pomada, CF- Animais controle tratados com Fibrase®, BX- Animais tratados com a pomada contendo extrato de Bixa orellana L. a 5%. Espera-se encontrar evidências de efeito cicatrizante e antimicrobiano na preparação com extrato de Bixa orellana L., reduzindo o tempo de reparo tecidual, inflamação e prevenção de infecções oportunistas S. aureus e S. epidermidis.
Palavras-chave: Urucum
efeito cicatrizante
efeito antimicrobiano
extração
feridas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1199
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80116.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)194.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.