CAMPUS MARINGÁ - SEDE 1. TCC - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11976
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da percepção da qualidade vocal em pacientes com asma
Autor(es): PRADO, Fabrício Augusto Pedrão De Almeida
Primeiro Orientador: RAYMUNDO, Fellipy Martins
Resumo: A asma é uma doença inflamatória crônica das pequenas vias aéreas que afeta cerca de 5% da população mundial e tem como característica a hiperresponsividade das vias aéreas inferiores e limitação do fluxo aéreo, sendo esta última de grande importância para a produção de voz. Em vista disso, é esperado que pacientes asmáticos com tratamento efetivo ou não apresentem resultados relacionados à produção vocal divergentes de pacientes sem doenças respiratórias. Dito isso, observa-se que há poucos estudos na área descrevendo os sintomas fonéticos em pacientes com asma. Assim, o objetivo deste trabalho é determinar as alterações na qualidade vocal do paciente por percepção subjetiva do próprio antes, durante e depois das crises de asma. Dessa forma, a metodologia utilizada foi uma análise observacional transversal de pacientes oriundo da Unidade Básica de Saúde Zona Sul no município de Maringá – Paraná, no corte temporal de maio de 2023 até junho de 2023. Para isso, foi aplicado um formulário acerca de sua percepção da qualidade vocal, por meio de perguntas objetivas sobre aspectos étnicos, sociais, sua história clínica atual, pregressa e qualidade vocal nos períodos pré-crise, crítico e pós-crise imediato. Então, os dados foram analisados e tabulados por meio de estatística simples por Excel. Dessa forma, comprovou-se a relação entre a crise asmática e os sinais de percepção de alteração da qualidade vocal. Sendo assim, rouquidão e congestão nasal foram os sinais mais prevalentes que antecedem uma crise, e cansaço ao falar e disfonia aqueles que se mantiveram no pós-crise imediato.
Palavras-chave: Asma
Doenças da Laringe
Disfonia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: PRADO, Fabrício Augusto Pedrão De Almeida. Análise da percepção da qualidade vocal em pacientes com asma. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11976
Data do documento: 17-Nov-2024
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABRÍCIO AUGUSTO PEDRÃO DE ALMEIDA PRADO.pdfTCC do Curso de Graduação de Medicina330.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.