EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1196
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA SUBPOPULAÇÃO NITRÉRGICA DO PLEXO MIENTÉRICO DE RATOS WISTAR SUBMETIDOS À REPERFUSÃO DE 24H APÓS ISQUEMIA INTESTINAL
Autor(es): NEVES, Camila Quaglio
BORGES, Stephanie Carvalho
BUTTOW, Nilza Cristina
Abstract: Na isquemia ocorre o bloqueio do fluxo sanguíneo intestinal. Durante a reperfusão, o aumento repentino da concentração de oxigênio causa uma cascata de reações em direção ao estresse oxidativo e ao dano celular. O dano em neurônios entéricos nitrérgicos está relacionado à disfunção do trânsito intestinal. O objetivo foi avaliar o efeito da isquemia e reperfusão intestinal sobre a subpopulação nitrérgica. Ratos Wistar foram divididos em 3 grupos: controle (C), operados sem isquemia (Sham) e operados com oclusão da artéria mesentérica superior (IR). A isquemia foi realizada por um clamp microvascular e amarrações laterais por 45 minutos seguida de 24 horas de reperfusão. O plexo mientérico do íleo desses animais foi exposto e os neurônios positivos para nNos foram marcados por imunofluorescência. Todos os neurônios de 30 imagens foram contados. Não houve diferença significativa na densidade de neurônios nitrérgicos entre os grupos. Concluindo que o tempo de reperfusão de 24 horas não mostra alterações causadas pela isquemia e reperfusão sobre os neurônios nitrérgicos entéricos.
Palavras-chave: Neurônios entéricos
nNos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1196
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79804.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)231.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.