EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1191
Tipo: Artigo
Título: ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE EMPANADO DE FRANGO RECHEADO
Autor(es): TAVONE, Luciana Alves da
NASCIMENTO, Kauyse Matos
PARAÍSO, Carolina Moser
GONSALVES, Rodrigo Thibes
SANTOS, Suelen Siqueira dos
ALTEMIO, Angela Dulce Cavenaghi
Abstract: Os produtos empanados tem sido uma alternativa que tem crescido na indústria de produtos cárneos, especialmente de aves, tais produtos propiciam praticidade ao consumidor, que cada vez mais demandam alimentos de preparo rápido e fácil, além de pré-prontos. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi desenvolver e avaliar sensorialmente empanado de frango contendo recheio a base de catupiry® e catupiry® com queijo provolone defumado. Foram elaboradas duas formulações de empanado de carne de frango, a formulação A recheada com catupiry® e a B recheada com catupiry® com queijo provolone defumado, os empanados foram fritos sob submersão em óleo e foi realizada análise sensorial das amostras. Dois testes sensoriais foram aplicados com 30 julgadores não-treinados, um teste de aceitabilidade com escala hedônica estruturada de 7 pontos, e um teste de intenção de compra para avaliar se os julgadores comprariam o produto se estivesse disponível no mercado. Como resultados dos testes sensoriais, os julgadores não mostraram preferências pelas amostras, sendo que as médias para o teste de aceitação não apresentaram diferenças significativas. Observou-se que as amostras avaliadas foram muito bem aceitas pelos julgadores, com índices de intenção de compra maiores que 70% e índices de aceitabilidade maiores que 90% para ambas as amostras. Portanto, a elaboração de produtos cárneos do tipo empanado recheados com catupiry® e catupiry® e queijo provolone, são uma ótima alternativa para a indústria agregar valor e destacar-se no mercado, já que os produtos teriam uma excelente aceitação se disponíveis no mercado.
Palavras-chave: produtos cárneos
aves
catupiry
queijo provolone
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1191
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80088.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)340.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.