01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
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Tipo: Dissertação
Título: Arborização urbana no ambiente das ciclovias da cidade de Sinop/MT como recurso à promoção da saúde dos estudantes usuários do transporte ativo
Autor(es): Ribeiro, Marla Simone Bueno
Primeiro Orientador: Milani, Rute Grossi
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Macuch, Regiane da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Milani, Rute Grossi
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Leonardo Pestillo de
metadata.dc.contributor.referee3: Fellipe, Maíra Longhinotti
Resumo: O transporte ativo, através da bicicleta, apresenta-se como oportunidade de restabelecimento da qualidade do indivíduo e ambiente urbano, contribuindo com a redução de poluentes, derivados do excesso de veículos individuais em circulação, sendo assim, observa-se oportuno levantar questionamentos que venham contribuir com novas estratégias promotoras de saúde para cidade e indivíduo. A temática proposta para esse estudo surgiu da perspectiva de promover melhores condições de saúde física e mental para o público jovem, apontando o uso da bicicleta como possibilidade de maior autonomia no cumprimento das atividades diárias, beneficiando a qualidade do ambiente. A pesquisa contou com a participação de 55 jovens, estudantes do ensino médio de escola privada, que utilizam a bicicleta como forma de deslocamento pela cidade, para cumprimento da rotina em algum momento do dia. O presente estudo visa analisar, comparativamente, a relação entre temperatura e umidade relativa do ar em ciclovias arborizadas e não arborizadas, verificando a ação do uso das árvores no clima local, nos afetos despertados em jovens estudantes, usuários do transporte ativo, no Município de Sinop, prospectando novas estratégias para a Promoção da Saúde. Para tal, dividiu-se a pesquisa em duas etapas: estudo quantitativo e estudo qualitativo. O estudo quantitativo, de caráter descritivo transversal, efetuou a comparação dos dados de temperatura e umidade, coletados nas ciclovias da cidade, observando a interferência da ação da arborização urbana no clima local e uso da bicicleta como meio de deslocamento. A análise dos dados foi baseada na escala de conforto determinada por Barbirato et al (2007) para ambientes urbanos, composta pela avaliação da relação entre temperatura e umidade. Os resultados obtidos com o levantamento de temperatura e umidade nas ciclovias de Sinop/MT, corroboram que a presença de arborização apresenta-se efetiva frente ao conforto térmico do usuário das ciclovias, explicando as diferenças encontradas entre as ciclovias com pouca ou nenhuma arborização e a ciclovia arborizada. O estudo qualitativo foi pautado na abordagem multimétodos, baseado na apresentação de fotos do ambiente avaliado e apoiado no referencial teórico de Zulmira Bonfim (2010), sobre a análise dos afetos com aplicação de questionário semiestruturado; teve como direcionamento descrever as sensações despertadas pelo ambiente das ciclovias, nos adolescentes usuários do transporte ativo de bicicleta e analisar a percepção desses jovens, na relação entre as ciclovias e a qualidade do ambiente urbano, vislumbrando seu impacto à saúde, durante o deslocamento ativo. A análise do estudo qualitativo baseou-se nos critérios de Agradabilidade, Contraste, Insegurança e Pertencimento, proposto por Bonfim (2007) para definição dos afetos. A análise dos dados apresentados mostra que as ciclovias não arborizadas são pior avaliadas pelos jovens, são relacionadas a ambientes com pouco cuidado e manutenção, transmitindo sensação de risco e insegurança física para os indivíduos que ali trafegam e comparadas a ambientes áridos, já as ciclovias arborizadas são consideradas mais agradáveis, mesmo com comportamento distinto de espécies. O processo de pesquisa permite concluir a necessidade de maiores direcionamentos das políticas públicas que observem a arborização urbana como estratégia promotora de saúde do indivíduo e qualidade do ambiente. Atenta-se para maiores investimentos para questões que reflitam na estrutura física e conforto do ambiente das ciclovias, tornando-a mais atrativas e eficientes para o uso de toda população.
Abstract: The active transport, by bicycle, presents itself as an opportunity to restore the quality of the individual and the urban environment, contributing to the reduction of pollutants, derived from the excess of individual vehicles in circulation, therefore, it is opportune to raise questions that may arise. contribute with new health-promoting strategies for the city and the individual. The theme proposed for this study arose from the perspective of promoting better physical and mental health conditions for young people, pointing out the use of the bicycle as a possibility for greater autonomy in the performance of daily activities, benefiting the quality of the environment. The research counted on the participation of 55 young people, students from private high school, who use the bicycle as a way of commuting around the city, to comply with the routine at some time of the day. The present study aims to analyze, comparatively, the relationship between temperature and relative humidity of the air in wooded and non-wooded cycle paths, verifying the action of the use of trees in the local climate, in the affections aroused in young students, users of active transport, in the Sinop city, prospecting new strategies for Health Promotion. To this end, the research was divided into two stages: quantitative study and qualitative study. The quantitative, cross-sectional study carried out a comparison of the temperature and humidity data collected on the city bike lanes, observing the interference of the action of urban afforestation in the local climate and the use of the bicycle as a means of transportation. The data analysis was based on the comfort scale determined by Barbirato et al (2007) for urban environments, composed by the evaluation of the relationship between temperature and humidity. The results obtained with the survey of temperature and humidity in the Sinop/MT bike lanes, corroborate that the presence of afforestation is effective in view of the thermal comfort of the bike lanes user, explaining the differences found between the bike lanes with little or no afforestation and the wooded bike path. The qualitative study was guided by the multi-method approach, based on the presentation of photos of the assessed environment and supported by the theoretical framework of Zulmira Bonfim (2010), on the analysis of affects with the application of a semi-structured questionnaire; aimed to describe the sensations aroused by the cycle path environment in adolescents who use active bicycle transport and analyze the perception of these young people, in the relationship between cycle paths and the quality of the urban environment, with a glimpse of their impact on health during active commuting. The analysis of the qualitative study was based on the criteria of Pleasantness, Contrast, Insecurity and Belonging, proposed by Bonfim (2007) for the definition of affects. The analysis of the data presented shows that the non-wooded cycle paths are worse evaluated by young people, are related to environments with little care and maintenance, transmitting a feeling of risk and physical insecurity to the individuals who travel there and compared to arid environments, in contrast to the wooded cycle paths. they are considered more pleasant, even with different species behavior. The research process allows us to conclude the need for greater public policy directions that observe urban afforestation as a strategy that promotes the health of the individual and the quality of the environment. Attention is paid to greater investments for issues that reflect on the physical structure and comfort of the cycle path environment, making it more attractive and efficient for the use of the entire population.
Palavras-chave: mobilidade urbana
saúde ambiental
cidade saudável
desenvolvimento sustentável
composição da paisagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Promoção da Saúde (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11858
Data do documento: 29-Mar-2025
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