01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11852
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da qualidade dos vídeos sobre câncer de mama no Youtube: relevância para promoção da saúde da mulher
Autor(es): Villa, Larissa Silveira Carvalho
Primeiro Orientador: Bernuci, Marcelo Picinin
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva , Tânia Maria Gomes da
metadata.dc.contributor.referee1: Bernuci, Marcelo Picinin
metadata.dc.contributor.referee2: Yamaguchi, Mirian Ueda
metadata.dc.contributor.referee4: Alfieri, Fábio Marcon
Resumo: O câncer de mama é uma das principais enfermidades que acomete a saúde das mulheres no mundo. Embora seja uma doença com alto potencial de mortalidade, as chances de sobrevida aumentam consideravelmente quando o diagnóstico é realizado de forma precoce. Assim, estratégias destinadas à melhoria do acesso das mulheres às informações sobre prevenção, são fundamentais para o controle deste tipo de câncer. Como a plataforma de vídeos online YouTube tem sido amplamente acessada pela população, para busca de informações sobre saúde, o objetivo da presente dissertação foi avaliar a qualidade dos vídeos relacionados ao tema do câncer de mama. O download dos vídeos ocorreu entre os dias 11 de outubro a 14 de novembro de 2020, a partir da palavra-chave "câncer de mama". Foi extraído para análise os 200 primeiros vídeos mais vistos. Foram excluídos os vídeos com duração superior a 15 minutos (N = 36); inferior a um minuto (N = 03); e aqueles que não abordavam conteúdo pertinente ao tema (N = 03), restando 158 vídeos para análise. Os dados referentes às informações de cunho técnico foram obtidos por meio da análise das informações contidas na descrição dos vídeos e a análise do conteúdo realizada por meio da comparação das informações contidas nos vídeos com aquelas descritas nos manuais de controle do câncer de mama do Ministério da Saúde do Brasil. Dos vídeos analisados (72%) são curtos, com menos de seis minutos de duração e disponíveis na plataforma a pelo menos cinco anos. São vídeos amplamente visualizados, onde (73%) apresenta até 18 mil visualizações e (68%) postados por contas autodeclaradas como de profissionais da saúde. Dentre os vídeos criados (73%) foram com intuito de divulgar conteúdo informativo ao leigo, muito embora mais de 90% deles não tenham apresentado uma definição do que é o câncer de mama, fatores de risco (87%), sinais e sintomas (85%), prevenção primária (85%), e prevenção terciária (64%). O foco da atenção foi a prevenção secundária, sendo apresentada em 71,5% dos vídeos, no entanto, menos de 2% deles com informações corretas. De forma geral, 53% dos vídeos foram avaliados como ruins ou péssimos, 40% como regular e (7%) como bom ou ótimo. Conclui-se, que o YouTube se apresenta como uma ferramenta coadjuvante no processo de educação de mulheres quanto ao controle do câncer de mama, no entanto, as evidências de limitações do conteúdo dos vídeos, gera a necessidade de maior atuação dos órgãos públicos na produção e divulgação de informações de qualidade para a população.
Abstract: Breast cancer is one of the main diseases that affect the health of women in the world. Although it is a disease with a high potential for mortality, the chances of survival increase considerably when the diagnosis is made early. Thus, strategies aimed at improving women's access to information on prevention are essential for the control of this type of cancer. As the online video platform “YouTube” has been widely accessed by the population to search for health information, the objective of this dissertation was to evaluate the quality of videos related to the topic of breast cancer. The videos were downloaded from October 11 to November 14, 2020 using the keyword "breast cancer". The first 200 most viewed videos were extracted for analysis. Videos longer than 15 minutes were excluded (N = 36); less than one minute (N = 03); and those that did not address content relevant to the topic (N = 03), leaving 158 videos for analysis. The data referring to the technical information were obtained through the analysis of the information contained in the description of the videos and the analysis of the content carried out by comparing the information contained in the videos with that described in the breast cancer control manuals of the Brazilian Ministry of Health. The majority (72%) of the analyzed videos are short and less than six minutes long and available on the platform for at least five years. These are widely viewed videos where the majority (73%) have up to 18,000 views and the majority (68%) are posted by self-reported accounts as health professionals. Most of these videos (73%) were created to disseminate information content to the layperson, although more than 90% of them did not present a definition of what breast cancer is, risk factors (87%), signs and symptoms (85%), primary prevention (85%), and tertiary prevention (64%). The focus of attention was secondary prevention being presented in 71.5% of the videos, however, less than 2% of them with correct information. In general, 53% of the videos were rated as bad or very bad, 40% as regular and only 7% as good or great. It is concluded that YouTube presents itself as a supporting tool in the process of educating women regarding the control of breast cancer, however, the evidence of limitations in the content of the videos, generates the need for greater performance by public agencies in the production and dissemination of quality information to the population.
Palavras-chave: redes sociais
online
educação em saúde
promoção da saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Promoção da Saúde (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11852
Data do documento: 29-Mar-2025
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