Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11848
Tipo: | Tese |
Título: | Desenvolvimento de um instrumento digital de para avaliação do conhecimento, atitudes e práticas de saúde (CAP-SAÚDE) para universitários da educação a distância |
Autor(es): | Hartmann, Jane Biscaia |
Primeiro Orientador: | Yamaguchi, Mirian Ueda |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Bernucci, Marcelo Picinin |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vermelho, Sônia Cristina Soares Dias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ziede, Mariangela Kraemer Lenz |
metadata.dc.contributor.referee3: | Garcia, Lucas França |
metadata.dc.contributor.referee4: | Milani, Rute Grossi |
metadata.dc.contributor.referee5: | Yamaguhi, Mirian Ueda |
Resumo: | O ensino superior tem importância crucial na formação da sociedade, de modo que as universidades são um cenário ideal para promover a saúde e o bem-estar de uma comunidade. Neste contexto, as Universidades Promotoras da Saúde (UPS) são consideradas importante ferramenta para a promoção da saúde, haja vista que articulam políticas institucionais em prol de ações e ambiente saudável para as pessoas que investem grande parte de seu tempo em educação ao longo da vida. Na atualidade, o ensino remoto está em expansão, de modo que este estudo objetivou avaliar o conhecimento, as atitudes e as práticas de saúde de acadêmicos da modalidade de Ensino a Distância (EaD) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) detentora do selo de Universidade Promotora da Saúde no Brasil. Trata-se de um estudo metodológico, transversal, quantitativo, de campo e exploratório, realizado com uma população estimada de 318.968 alunos da EaD, em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os resultados desta tese estão apresentados em três manuscritos: o primeiro, refere-se ao artigo “e-Questionnaire on health knowldge, atitudes and practices (KAP-Health) for Brazilian students in distance lerning, que objetivou o desenvolvimento e a validação do conteúdo do instrumento CAP SAÚDE. As médias dos Coeficientes de Validade do Conteúdo (CVCs) obtidas foram iguais ou superiores a 0,96, 0,95 e 0,93 para os domínios Conhecimento, Atitudes e Práticas, respectivamente. Todos os CVCs se apresentaram acima do ponto de corte de 80% (CVC = 0,80). Os juízes consideraram o conteúdo do questionário CAP-SAÚDE adequado para identificar questões relacionadas à saúde dos alunos da EaD. O segundo artigo desta tese, intitulado “Como o acadêmico do ensino a distância define sua saúde?” teve por escopo identificar a autopercepção de saúde e relacionar o autorrelato de doenças crônicas nas regiões brasileiras. Por adesão espontânea, 8.531 alunos participaram do estudo por meio da plataforma online da IES. Identificou-se que embora os acadêmicos apresentem tendência de autopercepção de saúde positiva, as doenças crônicas autorrelatadas têm impacto na percepção de saúde dos acadêmicos residentes das regiões Sudeste e Sul, os quais apresentaram melhor autopercepção de saúde, embora tenham autorrelatado maior incidência de doenças crônicas. Dentre os fatores analisados, o maior acesso aos serviços de saúde, maior renda e a idade mais avançada influenciaram positivamente na autopercepção da saúde. Já o terceiro manuscrito, com o título “Conhecimento, atitudes e práticas em saúde de universitários brasileiros da Educação a Distância”, refere-se à aplicação do instrumento CAP-SAÚDE aos acadêmicos da EaD com o objetivo de verificar e correlacionar o conhecimento, as atitudes e as práticas em saúde dessa modalidade de ensino. Na escala de 0 a 10, os 8.531 acadêmicos obtiveram pontuação média mais baixa para o domínio Conhecimento (5,11), mediana para o domínio Práticas (5,50) e mais elevada para o domínio Atitudes (6,91). Em relação amia de 44% dos acadêmicos afirmaram que utilizariam o serviço de apoio à saúde mental caso esse fose ofertado pela IES. O conjunto desses resultados permite concluir que o instrumento CAP-SAÚDE, cujo conteúdo foi adequadamente validado por juízes especialistas, pode contribuir no planejamento de estratégias institucionais de promoção da saúde das IES que atuam na modalidade a distância, considerando o extenso território brasileiro e os determinantes condicionantes de saúde em que se encontram inseridos os estudantes universitários da EaD. |
Abstract: | Higher education is of crucial importance in shaping society and the universities are an ideal settings for promoting the health and well-being of a community. In this context, the Health Promoting Universities (HPU) are considered an important tool for health promotion, given that they articulate institutional policies in favor of actions and a health environment for people who invest a large part of their time in life in education. Nowadays, the remote teaching is expanding, so this study aimed to evaluete the knowledge, the attitudes and the helath practices of Distance Education (DE) academics from a Higher Education Institute (HEI) that holds the seal of Health Promoting University in Brazil. This is a methodological, cross-sectional, quantitative, field and exploratory study, carried out with an estimated population of 318.968 EaD students, in 26 Brazilian states and in the Federal District. The results of this thesis are presented in three manuscripts: the first refers to the article “e-Questionnaire on health knowldge, atitudes and practices (KAP-Health) for Brazilian students in distance learning”, and which aimed at developing and validating the content of the CAP-SAÚDE instrument. The average Convent Validity Coefficients (CVCs) obtained were equal to or greater than 0.96, 0.95 and 0.93 for the Knowledge, Attitudes and Practices domains, respectively. All CVCs were above the 80% cutoff point (CVC = 0.80). The judges considered the content of the CAP-SAÚDE questionnaire adequate appropriate to identify questions related to the health of distance education students. The second article of this thesis, entitled “Como o acadêmico da Educação a distância define sua saúde and aimed to identify self-perpection of health and relate self report of chronic diseases in Brazilian regions. By spontaneous adherence, 8.531 students participated in the study through the HEI online platform. It was identified that although academics tend to have a positive self-perception of health, self-reported chronic diseases have an impact on the health perception of academics residing in the Southeast and South regions, who had better self-perception of health, although they self-reported a higher incidence of chronic diseases. Among the analyzed factors, greater acess to health services, higher income and older age positively influenced self-perception of health. The third manuscript, with the title “Conhecimento, atitudes e práticas em saúde de universitários brasileiros do ensino a distância”, refers to the application of the CAP-SAÚDE instrument to distance education students. On the scale from 0 to 10, the 8.531 students obtained the lowest average score for the Knowledge domain (5,11), median for the Practices domain (5,50) and highest for the Attitudes domain (6,91); 44.87% of the distance education students stated that they would used the mental health support service if offered by the HEI. The set of these results allows to conclude that the CAP-SAÚDE instrument, whose content was properly validated by expert judges, can contribute to the planning of institutional health promotion strategies for HEIs that work in the distance modality, considering the extensive Brazilian territory and the determinants of health conditions in which distance education university students are inserted. |
Palavras-chave: | educação em saúde promoção da saúde universidade promotora da saúde ensino superior saúde dos universitários |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
metadata.dc.publisher.program: | Promoção da Saúde (Doutorado) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11848 |
Data do documento: | 28-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | PROMOÇÃO DA SAÚDE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JANE BISCAIA HARTMANN.pdf | Tese apresentada ao Programa de Pós graduação em Promoção da Saúde da Universidade Cesumar (UNICESUMAR). | 13.27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.