EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1184
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DO PLEXO MIENTÉRICO DO DUODENO DE RATOS SUBMETIDOS AO MODELO EXPERIMENTAL DE ISQUEMIA E REPERFUSÃO CEREBRAL
Autor(es): SILVA, Mariana Conceição da
ALVES, Amanda Modena
ROSA, Anne Caroline Santa
ESTUANI, Julia
BARBOSA, Carmem Patrícia
BUTTOW, Nilza Cristina
Abstract: A isquemia e a reperfusão tecidual são caracterizadas, respectivamente, pela interrupção e reestabelecimento do fluxo sanguíneo a uma determinada população celular. Ambas predispõem alterações bioquímicas que desencadeiam danos celulares, de forma que a destruição tecidual a elas associada é denominada lesão por isquemia e reperfusão (I/R). Embora diversos mecanismos têm sido descritos em sua patogênese, a formação de compostos químicos resultantes do estresse oxidativo é o principal deles. Tendo em vista que o cérebro é um órgão especialmente sensível ao estresse oxidativo mediado por I/R cerebral e que influencia todo o funcionamento do corpo, é possível que a lesão por I/R cerebral possa ocasionar disfunções no sistema nervoso entérico. Então, o presente estudo busca compreender como a lesão por I/R cerebral pode influenciar os neurônios do plexo mientérico de ratos e sua realização se justifica pela grande incidência de lesão por I/R e pela íntima relação cérebro-intestino. Para isso, o modelo de I/R cerebral será induzido em Rattus novergicus da linhagem Wistar os quais serão comparados a animais não sujeitos ao modelo de I/R. O intestino dos animais será coletado e preparado por técnicas de imunohistoquímica para avaliar neurônios mientéricos imunorreativos. Espera-se que os resultados nos permita avaliar se a I/R cerebral é capaz de alterar a população neuronal geral (HuC/D), varicosidades VIP-érgicas (VIP-IR) e células gliais (S-100-IR) presentes no plexo mientérico do duodeno de ratos submetidos ao modelo experimental.
Palavras-chave: Intestino
eixo cérebro-intestino
estresse oxidativo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1184
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79554.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)185.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.