EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11816
Tipo: Artigo de Evento
Título: TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E MÍDIAS: UMA COMPARAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DOS SÉCULOS XIX E XXI Publicado em 09/01/2025 - ISBN: 978-65-272-0926-3
Autor(es): Do Couto, Pedro Henrique
Socolovithc, Thiara Lety Soares Stivari
Garcia, Lucas França
Resumo: A história da arte e da visualidade nos últimos dois séculos é marcada por profundas transformações, impulsionadas principalmente pelo avanço tecnológico. A partir do século XIX, a fotografia, a imprensa e outros dispositivos visuais revolucionaram a forma como as pessoas percebiam e interagiam com o mundo. A visualidade então deixou de ser restrita a elite e passou a ocupar o cotidiano de toda a sociedade, moldando a cultura, ambientes e a vida social da nova geração. A cidade tornou-se um palco para a proliferação de imagens, com cartazes, propagandas e outras formas visuais ocupando cada vez mais o espaço público. A proliferação de imagens e o entendimento da importância da visão na experiência humana levaram ao surgimento de um novo tipo de sujeito: o observador, constantemente bombardeado por estímulos visuais. No século XXI, a possibilidade de imagens digitais e a disseminação da internet intensificaram ainda mais essa transformação, criando um novo cenário virtual e altamente interativo. A possibilidade de expor as imagens e publicidades em escala global e a facilidade de produção e compartilhamento moldaram novas formas de comunicação, consumo e interação social. As chamadas tecnologias emergentes, desde as primeiras câmeras fotográficas até os smartphones atuais, desempenharam um papel crucial nessas transformações. Elas não apenas registram a realidade, mas também a moldaram, influenciando a forma como as pessoas se veem e veem o mundo. Objetivo: O objetivo do presente trabalho visa examinar a evolução dos dispositivos de observação e sua relação com a cultura e o poder ao longo dos séculos XIX e XXI. Identificar como as técnicas de observação refletem contextos históricos e sociais específicos e sua influência na percepção visual. Investigar como as imagens digitalmente geradas e sua disseminação em larga escala moldaram novas formas de ver e ser visto na contemporaneidade. Metodologia: A metodologia de pesquisa será com base em revisão bibliografia e análise comparativa das transformações midiáticas e sociais entre no século XIX e XXI. Por meio de um processo estruturado de seleção de palavras chaves, e autores que relacionam a evolução das mídias e a sociedade nestes períodos. Buscando compreender quais foram as mídias introduzidas e se elas provocaram mudanças na relação do ser humano com seu mundo. A partir dos textos será feito o fichamento das leituras e uma análise comparativa sobre o fenômeno estudado. Resultados Esperados: Nossa hipótese é que a partir do século XIX houve uma transformação radical nos objetos e instrumentos da visualidade que modificaram a forma como as pessoas se relacionavam, esses instrumentos acompanharam o desenvolvimento tecnológico e a velocidade da nova modalidade de cidades, como as metrópoles de Paris, epicentro da arte que via a cidade sendo transformada assim como os cartazes de shows, embalagens de produtos, fotografias, museus públicos, jornais, folhetins, almanaque e propagandas passando a ocupar o espaço social e a relação com as imagens. O corpo foi sendo especializado para a recepção destas imagens, e a visão se tornando o sentido mais importante do homem – criando o observador de Crary. Já no século XXI, a hipótese é que da mesma maneira, as novas tecnologias principalmente a partir do desenvolvimento dos dispositivos móveis e internet de banda larga proporcionaram uma transformação radical no comportamento social, tanto de postura de corpo, quanto de acesso e consumo de imagens, os espaços socias abriram categorias específicas para proporcionar e promover estas novas interações.
Palavras-chave: Mídia
Sociedade
Imagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11816
Data do documento: 27-Mar-2025
Aparece nas coleções:XII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
913003.pdfTrabalho apresentado na XII Mostra Interna de Iniciação Científica e V Mostra Interna de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (28 a 31 de outubro de 2024)116.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.