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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11806
Tipo: | Dissertação |
Título: | Efeito de uma intervenção interdisciplinar no estado nutricional, na capacidade físico-funcional e nos fatores psicológicos e emocionais de idosas |
Autor(es): | Oliveira, Fabiano Mendes De |
Primeiro Orientador: | Bennemann, Rose Mari |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Branco, Bráulio Henrique Magnani |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bennemann, Rose Mari |
metadata.dc.contributor.referee2: | Milani, Rute Grossi |
metadata.dc.contributor.referee3: | Nardo Junior, Nelson |
Resumo: | Introdução: o estado nutricional e a capacidade funcional estão diretamente relacionados à qualidade de vida do idoso. Da mesma forma, a autoestima, ansiedade e depressão podem impactar a saúde dessa população. Objetivo: avaliar o efeito de uma intervenção interdisciplinar no estado nutricional, na capacidade físico-funcional e nos fatores psicológicos e emocionais de idosas. Métodos: o estudo é um ensaio clínico, com mulheres idosas (idade ≥60 anos). Foram realizadas 12 semanas de intervenções interdisciplinares de Educação Física (3 vezes por semana) e Psicologia (1 vez por semana), ambas com duração de 60 minutos cada. O estado nutricional foi avaliado pelo índice de massa corporal (IMC). A capacidade físico funcional das idosas foi avaliada pela força dos membros inferiores e superiores, flexibilidade, risco de quedas, força dos músculos da mão e do antebraço e pela capacidade funcional e aeróbica. Dentre os fatores psicológicos e emocionais, a autoestima foi avaliada pela escala de autoestima de Rosenberg (EAR); a ansiedade, pela escala de Hamilton de Ansiedade (HAM A) e sintomas depressivos, pelo Patient Health Questionnaire–9. A análise estatística foi realizada pelo teste t student de medidas pareadas para comparar os momentos pré e pós intervenção. Foi estabelecido o nível de significância de 5%. Além disso, foi calculado o tamanho do efeito pelo d Cohen e o delta absoluto e relativo. Adicionalmente foi calculada a frequência absoluta e relativa para as variáveis autoestima, ansiedade e depressão, segundo sintomas e grupo etário. Resultados: foram avaliadas 23 idosas. Em relação ao estado nutricional, diferença estatisticamente significativa (p<0,05) foi verificada na massa corporal e no IMC. Por outro lado, não foi observada diferença estatisticamente significativa na massa magra, no percentual de gordura corporal, na gordura visceral e na taxa metabólica basal (p>0,05). Nas variáveis da capacidade físico-funcional, para força isométrica máxima de preensão manual direita, força isométrica máxima de preensão manual esquerda, flexão de cotovelos, timed up and go, sentar e levantar, teste de caminhada de seis minutos e VO2pico, foi observada diferença estatisticamente significativa. Diferentemente, para a flexibilidade não foi verificada diferença estatisticamente significativa. Em relação à autoestima, ansiedade e depressão foi observada diferença estatisticamente significativa apenas em relação à ansiedade (p<0,05). Conclusão: conclui-se que intervenções, tanto da Educação Física quanto a psicoterapia em grupo, foram benéficas para promoção de saúde das mulheres idosas. Os resultados apontam melhora do estado nutricional, na antropometria, composição corporal e na capacidade físico-funcional e, consequentemente, na qualidade de vida das idosas. Além disso, em relação aos fatores psicológicos e emocionais, as intervenções foram benéficas para ansiedade. |
Abstract: | Introduction: nutritional status and functional capacity are directly related to the quality of life of older adults. Likewise, self-esteem, anxiety, and depression can impact the health of this population. Objective: to evaluate the effect of an interdisciplinary intervention on the nutritional status, physical-functional capacity, and psychological and emotional factors in older women. Methods: the study is a clinical trial, with older women (age ≥60 years). Interdisciplinary interventions of Physical Education (3 times a week) and Psychology (1 time a week) were carried out for 12 weeks, each session lasting 60 minutes. Nutritional status was assessed by body mass index (BMI). Physical-functional capacity was evaluated by the strength of the lower and upper limbs, flexibility, risk of falls, strength of the hand and forearm muscles, and through functional and aerobic capacity. Among the psychological and emotional factors, self-esteem was assessed using the Rosenberg self-esteem scale (RSS); anxiety, by the Hamilton Anxiety Scale (HAM-A), and depressive symptoms, by the Patient Health Questionnaire–9. Statistical analysis was performed using the paired Student's t test to compare the pre- and post-intervention moments. A significance level of 5% was established. In addition, the Cohen`s d effect size and the absolute and relative delta were calculated. In addition, the absolute and relative frequency was calculated for the variables self-esteem, anxiety, and depression, according to symptoms and age group. Results: in total, 23 older women were evaluated. Regarding nutritional status, a statistically significant difference (p<0.05) was observed in body mass and BMI. On the other hand, no statistically significant differences were observed in lean mass, body fat percentage, visceral fat, and basal metabolic rate (p>0.05). In the variables of physical-functional capacity, for maximum isometric strength of right handgrip, maximum isometric strength of left handgrip, elbow flexion, timed up and go, sit and stand, six-minute walk, and VO2peak, a statistically significant difference was observed. Differently, for flexibility there was no statistically significant difference. Regarding self-esteem, anxiety, and depression, a statistically significant difference was observed only in relation to anxiety (p<0.05). Conclusion: it is concluded that both group interventions, in Physical Education and Psychotherapy, were beneficial for promoting the health of older women. The results point to an improvement in the nutritional status, anthropometric variables, body composition, and physical-functional capacity, and, consequently, in the quality of life of the older women. In addition, regarding psychological and emotional factors, interventions were beneficial for anxiety. |
Palavras-chave: | atividade física capacidade funcional envelhecimento estado nutricional pesquisa interdisciplinar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
metadata.dc.publisher.program: | Promoção da Saúde (Mestrado) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11806 |
Data do documento: | 26-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | PROMOÇÃO DA SAÚDE |
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FABIANO MENDES DE OLIVEIRA.pdf | Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde da Universidade Cesumar. | 1.66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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