CAMPUS MARINGÁ - SEDE 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11805
Tipo: Tese
Título: Recursos salutogênicos e a prática de mindfulness online na promoção da saúde mental dos universitários
Autor(es): Penachiotti, Fabiane Dolphine Fuentes
Primeiro Orientador: Milan, Rute Grossi
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Yamaguchi, Mirian Ueda
metadata.dc.contributor.referee1: Milani, Rute Grossi
metadata.dc.contributor.referee2: Branco, Bráulio Henrique Magnani
metadata.dc.contributor.referee3: Felipe, Daniele Fernanda
metadata.dc.contributor.referee4: Hirdes, Alice
metadata.dc.contributor.referee5: Sant'Ana, Débora de Mello Gonçales
Resumo: Os transtornos mentais são comuns entre universitários e adultos jovens. Quando não tratados ou tratados inadequadamente, eles são responsáveis por diminuir a qualidade de vida e podem gerar prejuízos acadêmicos significativos. Um dado comum nos estudos durante a pandemia de COVID-19 foi que a crise desencadeada por tal evento impactou profundamente a saúde e o bem-estar das populações de todo o mundo, agravando os sintomas de ansiedade, depressão, bem como de outros transtornos. Por outro lado, poucos estudos se concentraram nos recursos psicológicos que podem contribuir com a saúde das pessoas em momentos de estresse. Desse modo, usando uma abordagem salutogênica, a primeira etapa da tese consistiu em verificar o papel preditor de 4 possíveis recursos psicológicos (senso de coerência, senso de coerência nacional, percepção de apoio social e confiança em instituições relevantes) na saúde mental de brasileiros. O estudo transversal fez parte de um projeto internacional chamado Corona Research Collaboration. A coleta de dados transcorreu de novembro de 2020 a janeiro de 2021 utilizando-se a plataforma Qualtrics. Foram utilizados instrumentos padronizados e validados no Brasil, como o Generalized Anxiety Disorder-7 (GAD-7), o Mental Health Continuum – Short Form (MHC-SF), o Sense of Coherence-13 (SOC-13), bem como questionários traduzidos, a exemplo do Sense of National Coherence (SONC), o social support, o trust in relevant institutions and people e o health and financial risk related to COVID-19. A amostra foi composta por 1.630 brasileiros, principalmente mulheres. Para a análise dos dados, foram realizadas a correlação de Pearson e a regressão linear múltipla. Como resultado, constatou-se uma média de ansiedade elevada (M= 10,1; DP= 5,73) e níveis de saúde mental compatíveis com os de outros países (M=4,2; DP= 1). Mas os achados principais convergiram para a importância de intervenções de promoção da saúde que consideram os recursos psicológicos, visto que o senso de coerência, o senso de coerência nacional e o apoio social foram preditores da saúde mental. O senso de coerência foi o único preditor de ansiedade [β= -0,61; p<0,001], explicando 38% da variação em seu escore, enquanto o senso de coerência [β= 0,52; p<0,001], o senso de coerência nacional [β= 0,16; p<0,001] e o de apoio social [β= 0,15; p<0,001] foram preditores de saúde mental positiva e juntos explicaram 51% da variação em seu escore. A partir das constatações, buscou-se na literatura estratégias capazes de fortalecer os recursos de enfrentamento e de promover a saúde mental. Dentre as intervenções que contribuem para a redução da ansiedade, da depressão e para o bem-estar de forma geral, com evidências abundantes no contexto universitário, destacaram-se as intervenções baseadas em mindfulness (IBM). A segunda etapa desta tese envolveu revisar sistematicamente a literatura acerca dos efeitos das IBM na saúde mental dos universitários, o que confirmou os benefícios destas intervenções; e avaliar, por meio de um estudo clínico randomizado, os efeitos de uma IBM online, em parâmetros de saúde mental como estresse, ansiedade, depressão, saúde mental positiva e recursos psicológicos, na população universitária. Participaram do estudo 317 graduandos de pedagogia da modalidade de educação à distância, da universidade Cesumar. Os graduandos foram aleatoriamente designados para receber o Programa de Mindfulness para Universitários (PMU) de 8 semanas, ou fazer parte da lista de espera. O programa aconteceu nos meses de junho a agosto de 2023 e, para avaliar os possíveis efeitos da intervenção, foram utilizados os seguintes instrumentos padronizados e validados no Brasil: Generalized Anxiety Disorder-7 (GAD-7), para verificar ansiedade; Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9), para verificar depressão; Mental Health Continuum – Short Form (MHC-SF), como medida de saúde mental positiva. Para os desfechos secundários, o senso de coerência, a resiliência, a atenção plena e o estresse percebido, foram utilizados os instrumentos: Sense of Coherence-13 (SOC 13), Connor-Davidson Resilience Scale-10 Brasil (CD-RISC-10BRASIL), Mindful Attention Awareness Scale (MAAS) e Perceived Stress Scale-10 (PSS-10). A análise foi por intenção de tratar. Para comparação dos desfechos, foi utilizado o modelo linear de efeitos mistos. Como resultado, as evidências sugerem a eficácia da intervenção na melhora da saúde mental dos estudantes, uma vez que a participação no Programa de Mindfulness para Universitários (PMU) resultou em aumento significativo da saúde mental positiva (d=6,05; 95% IC 3,76 a 8,34; p<0,001); redução dos sintomas de ansiedade (d=-4,49; 95% IC -5,52 a -3,46; p<0,001), depressão (d= -5,54; 95% IC -6,76 a -4,33; p<0,001) e estresse (d= -4,42; 95% IC -5,59 a -3,25; p<0,001); e desenvolvimento da resiliência (d= 3,49; 95% IC -2,15 a 4,84; p<0,001), senso de coerência (d= 7,54; 95% IC -5,03 a 10,05; p<0,001), e mindfulness (d= 0,23; 95% IC -0,04 a 0,41; p=0,018). Conclui-se que ambas as etapas da tese contribuíram para a compreensão das necessidades de intervenções de saúde mental para universitários, assim como forneceram evidências sobre o papel dos recursos psicológicos, a exemplo do senso de coerência, do senso de coerência nacional, do apoio social percebido, de mindfulness e de resiliência na saúde mental. Os resultados da revisão de literatura e do PMU apontaram que o mindfulness é um componente que deve ser considerado no desenvolvimento de intervenções e que as IBM podem ser estratégias importantes de promoção da saúde mental para universitários. Sugere-se que novas pesquisas possam aprofundar as discussões a respeito de estratégias de saúde mental aceitáveis, viáveis e efetivas, com destaque para as parcerias intersetoriais, no intuito de alcançar um número maior de estudantes e otimizar os resultados.
Abstract: Mental disorders are common among undergraduate students and young adults. When not treated or treated inadequately, they are responsible for reducing quality of life and can cause significant academic losses. A common finding in studies during the COVID-19 pandemic was that the crisis triggered by this event profoundly impacted the health and well-being of populations around the world, worsening anxiety and depression symptoms, as well as other disorders. On the other hand, few studies have focused on psychological resources that can contribute to people’s health in times of stress. Thus, using a salutogenic approach, the first stage of the thesis consisted of verifying the predictive role of four possible psychological resources (sense of coherence, sense of national coherence, perception of social support and trust in institutions) in Brazilians’ mental health. The cross-sectional study was part of an international project called Corona Research Collaboration. Data collection took place from November 2020 to January 2021 using the Qualtrics platform. Standardized and validated instruments in Brazil were used, such as Generalized Anxiety Disorder-7 (GAD-7), Mental Health Continuum – Short Form (MHC-SF), Sense of Coherence-13 (SOC-13), as well as translated questionnaires such as the Sense of National Coherence (SONC), Social Support, Trust in Relevant Institutions and People and The Financial and Health Risks Related to COVID-19. The sample consisted of 1,630 Brazilians, mainly women. For data analysis, Pearson correlation coefficient and multiple linear regression were performed. As a result, there was a high mean anxiety level (M=10.1; SD=5.73) and mental health levels compatible with other countries (M=4.2; SD=1). But the main findings converged on the importance of health promotion interventions that consider psychological resources, since sense of coherence, sense of national coherence and social support were predictors of mental health. Sense of coherence was the only predictor of anxiety [β=-0.61; p<0.001], explaining 38% of the variation in its scores, whereas sense of coherence [β=0.52; p<0.001], sense of national coherence [β=0.16;p<0.001] and social support [β=0.15; p<0.001] were predictors of positive mental health and together explained 51% of the variation in its scores. Based on the findings, strategies capable of strengthening coping resources and promoting mental health were searched in the literature. Among the interventions that contribute to reducing anxiety, depression and well-being in general, with abundant evidence in the university context, mindfulness-based interventions (MBI) stand out. The second stage of this thesis included systematically reviewing the literature on the effects of MBI on undergraduate students’ mental health, which confirmed the benefits of these interventions, and assessing, through a randomized clinical study, the effects of an online MBI on mental health parameters such as stress, anxiety, depression, positive mental health and psychological resources, in the university population. A total of 317 distance learning pedagogy students from Cesumar University participated in the study. Undergraduate students were randomly assigned to receive the 8-week Mindfulness Program for College Students (PMU) or join the waitlist. The program took place from June to August 2023. To assess the possible effects of the intervention, the following standardized and validated instruments in Brazil were used: Generalized Anxiety Disorder-7 (GAD-7), for anxiety; Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9), for depression; and Mental Health Continuum – Short Form (MHC-SF), as a measure of positive mental health. For the secondary outcomes, sense of coherence, resilience, mindfulness and perceived stress, the following instruments were used: Sense of Coherence-13 (SOC-13); Connor-Davidson Resilience Scale-10 Brazil (CD-RISC 10BRASIL); Mindful Attention Awareness Scale (MAAS); and Perceived Stress Scale-10 (PSS-10). We carried out intention-to-treat analysis. To compare outcomes, the linear mixed effects model was used. As a result, evidence suggests the effectiveness of the intervention in improving students’ mental health, since participation in the PMU resulted in a significant increase in positive mental health (d=6.05; 95%CI 3.76 to 8.34; p<0.001); reduction in anxiety (d=-4.49; 95%CI -5.52 to -3.46; p<0.001) and depression (d=-5.54; 95%CI -6.76 to -4.33; p<0.001) and stress (d=-4.42; 95%CI -5.59 to -3.25; p<0.001) symptoms; and development of resilience (d=3.49; 95%CI -2.15 to 4.84; p<0.001), sense of coherence (d=7.54; 95%CI -5.03 to 10.05; p<0.001), and mindfulness (d=0.23; 95%CI -0.04 to 0.41; p=0.018). It is concluded that both stages of the thesis contributed to understanding the needs for mental health interventions for undergraduate students as well as providing evidence on the role of psychological resources, such as sense of coherence, sense of national coherence, perceived social support, mindfulness and resilience in mental health. The results of the literature review and the PMU showed that mindfulness is a component that should be considered when developing interventions and that MBI can be important strategies for promoting mental health for undergraduate students. It is suggested that new research can deepen discussions regarding acceptable, viable and effective mental health strategies, with emphasis on intersectoral partnerships, with the aim of reaching a greater number of students and optimizing results.
Palavras-chave: saúde mental
recursos psicológicos
promoção da saúde
mindfulness
estudante universitário
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Promoção da Saúde (Doutorado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11805
Data do documento: 25-Mar-2025
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