EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1177
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DE ESTÁGIOS LARVAIS DE DIPLOSTOMÍDEOS EM DIFERENTES ESPÉCIES DE MOLUSCOS DA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO ALTO RIO PARANÁ
Autor(es): ONACA, Flávia Mayumi Tanaka
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
GRAÇA, Rodrigo Junio da
GOMES, Gabriela Alves
FABRIN, Thomaz Mansini Carrenho
TAKEMOTO, Ricardo Massato
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo verificar se diferentes espécies de gastrópodes Pomaceae e Melanoides estão atuando como hospedeiros intermediários de diplostomídeos (parasitos de peixes digenéticos) na região da planície de inundação do alto rio Paraná e utilizar sequências do gene citocromo oxidase I (COI) como marcador molecular para auxiliar na identificação dessas espécies de diplostomídeos. Os moluscos foram coletados na lagoa das Garças na planície de inundação do alto rio Paraná, MS. Até o momento foram coletados os moluscos Pomaceae canaliculata e P. scalaris e analisados em laboratório para a triagem, identificação e separação dos parasitos. Dos 67 moluscos analisados apenas um espécime de P. canaliculata estava parasitado por rédias de digenéticos. Os estágios larvais dos parasitos isolados tiveram seu DNA extraído com o Kit de extração em colunas (Promega). Posteriormente, o DNA extraído foi amplificado via PCR e encaminhado para sequenciamento. A edição, alinhamento e análise das sequências será feito com o auxílio do programa MEGA 6.0, e uma árvore filogenética de Máxima Verossimilhança será construída com o programa raxML. As análises moleculares possibilitarão a identificação das espécies desses parasitos encontrados, o que contribuirá para a elucidação de quais são as espécies de moluscos que atuam como hospedeiros intermediários no ciclo de vida de alguns digenéticos parasitos de peixes e aves na planície de inundação do alto rio Paraná.
Palavras-chave: COI
Digenea
Melanoides
Parasitas de peixes
Pomaceae
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1177
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79591.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)194.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.