EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1170
Tipo: Artigo
Título: ESTRUTURA DE EUGLENOPHYCEAE DE UM AMBIENTE LÊNTICO (RESSACO DO PAU VELHO) NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO ALTO RIO PARANÁ
Autor(es): SOUZA, Yasmin Rodrigues de
SILVA, Matheus Vieira da
JATI, Susicley
VELHO, Luiz Felipe Machado
BEHREND, Rômulo Diego de Lima
Abstract: Este trabalho teve como objetivo avaliar a estrutura de comunidades das Euglenophyceae quanto à composição, riqueza de espécies, densidade e biovolume. Levantamos a hipótese de que a riqueza de espécies, a densidade e o biovolume deste grupo de algas tenderá a diminuir no decorrer do período de estudo em resposta a influência do processo de oligotrofização do rio Paraná. Para tanto foram realizadas amostragens à subsuperfície, na região limnética de uma lagoa adjacente, permanentemente conectada ao rio Paraná, entre fevereiro de 2000 a fevereiro de 2016. Foram identificados 343 táxons fitoplanctônicos, sendo Euglenophyceae responsáveis por 19,83% deste total. Foi observada tendência de diminuição da complexidade de gêneros ao longo do período de estudo. Não foi observado padrão na variação temporal dos atributos de estrutura de comunidades das Euglenophyceae, no entanto, os máximos valores ocorreram nos períodos de maiores níveis hidrométricos do rio Paraná. Taltendência deveu-se, provavelmente, ao arraste de táxons litorâneos, aumentando os atributos da população observados na zona limnética. Os menores valores para os atributos estudados devem estar relacionados a eventos de extrema cheia observado entre 2010 e 2011. A tendência de diminuição da complexidade das Euglenophyceae no decorrer do período de estudo parece estar relacionada à ação do rio Paraná diluindo os nutrientes e o conteúdo de matéria orgânica da lagoa, o que a longo prazo poderá inviabilizar a ocorrência deste grupo de algas neste ambiente, indicando diminuição da biodiversidade fitoplanctônica na planície de inundação do rio Paraná.
Palavras-chave: Euglenofíceas
fitoplâncton Rio Paraná
Oligotrofização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1170
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80332.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)1.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.