EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1167
Tipo: Artigo
Título: ELABORAÇÃO DE MANUAL DIDÁTICO DE SISTEMÁTICA VEGETAL EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE REFLORESTADA
Autor(es): RIBEIRO, Willian Luciano
SOUZA, Raquel Cosin de
GUPO, Lucia Regina Perego
Abstract: A Área de Preservação Permanente reflorestada no Parque das Grevíleas I apresenta potencial significativo para aulas de campo por conter flora arbórea nativa da região e de interesse para diversas disciplinas do Curso de Ciências Biológicas. A elaboração de um Manual Didático contendo imagens e descrição das espécies presentes nesta área visa apresentar um instrumento enriquecedor para as aulas de Sistemática Vegetal e Morfologia Vegetal, podendo também serem utilizadas em Ecologia e Gestão e Manejo de Recursos Naturais. O presente trabalho tem como objetivo principal elaborar um Manual contendo a descrição das espécies arbóreas nativas utilizadas no reflorestamento para a recuperação da APP. Resultados parciais: As espécies elencadas estão sendo fotografadas, descritas, classificadas em posições taxonômicas, transformando a recuperação desta área em uma dinâmica didática a fim de serem utilizadas em aulas de campo. Este processo onde a metodologia ativa é aplicada por meio da reunião de conhecimentos de Sistemática Vegetal, associada a atividades em campo, trará subsídios para os alunos do Curso de Ciências Biológicas, para que possam aplicar e vivenciar o aprendizado de maneira satisfatória. O estímulo ao aprendizado será obtido com a culminância da utilização do Manual Didático em campo, no Parque das Grevíleas I, usando a interdisciplinaridade para percorrer conceitos botânicos e ecológicos em um processo de restauração de mata ciliar, efetivando desta forma a aplicação da práxis em sua totalidade.
Palavras-chave: Metodologia Ativa
Sistemática Vegetal
Área de Preservação Permanente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1167
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80320.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)167.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.