EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1159
Tipo: Artigo
Título: COMPOSIÇÃO DA ANUROFAUNA EM REMANESCENTE FLORESTAL DE MARINGÁ, PARANÁ
Autor(es): SILVA, Giovana Aparecida Cordioli
URSEN, Fernando
GAMBALE, Priscilla
BEHREND, Rômulo Diego de Lima
Abstract: A Mata Atlântica é um dos 25 hotspots mundiais por ser um ecossistema com altos níveis de diversidade, endemismo e grau de ameaça, e atualmente possui 12,5% da sua cobertura original. Diversos estudos apontam a importância de anuros como indicadores ambientais, dessa forma o presente estudo visou identificar a atual composição da comunidade da anurofauna em um remanescente florestal em área urbana. A área de estudo consiste em uma floresta estacional semidecidual com 3,8 ha denominado Horto Florestal Dr. Luiz Teixeira Mendes, no município de Maringá, Paraná. As amostragens foram realizadas quinzenalmente entre os meses de agosto de 2016 e abril 2017 das 18:00 às 22:00 horas em sítios reprodutivos sendo um lago central, poças e vegetações associadas a este, através da técnica de busca ativa sonora e encontros visuais. Foram registradas nove espécies distribuídas em três famílias, (Bufonidae): Rhinella schneideri, (Hylidae) Dendropsophus minutus, D. nanus, Boana faber, B. prasinus, Scinax fuscovarius, (Leptodactylidae) Leptodactylus fuscus, L. latrans, Physalaemus cuvieri. O inventário indica uma comunidade com espécies especialistas a áreas abertas, florestais e generalistas. A Aplastodiscus perviridis (Hylidae) foi a única espécie não registrada na área em comparação ao levantamento da anurofauna realizado no ano de 2012. Destaca-se a diversidade encontrada no remanescente florestal por se tratar de um fragmento urbano, antropizado e com espécies endêmicas do bioma. Os resultados obtidos fornecem dados para a revisão do Plano de manejo (2012), Plano municipal de conservação e recuperação da Mata Atlântica e são relevantes em termos conservacionistas.
Palavras-chave: Anuros
Diversidade
Mata Atlântica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1159
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80238.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)179.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.