EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1152
Tipo: Artigo
Título: PROPOSTA DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS: ESPÍCULAS DE PORÍFEROS
Autor(es): SILVA, Matheus Vieira da
FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues
GUITIERRE, Maria Auxiliadora Milaneze
Abstract: As espículas são estruturas anatômicas fundamentais de poríferos, esses que são organismos imprescindíveis nos ecossistemas aquáticos. A condição microscópica dessas estruturas aliada a falta de recursos das escolas para a realização de aulas práticas ou a dificuldade de obtenção de porífero em bom estado para observação dessas estruturas faz com que os estudantes tenham apenas uma vaga ideia das formas dessas estruturas. Diante dessas dificuldades, as pesquisas na área de ensino têm apontado o uso de modelos didáticos como um recurso pedagógico eficaz para transpor a falta de infraestrutura das escolas além de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e estimular o engajamento criativo dos integrantes. O uso dos modelos possibilita aos alunos uma percepção tridimensional dessas estruturas, inclusive para alunos com deficiências visuais. Assim objetivou-se a construção de modelos espículas de poríferos, de baixo custo, para o ensino de Zoologia, pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, durante o período de aula na disciplina de Zoologia de Invertebrados I, na Universidade Estadual de Maringá. Para tal, foi utilizada a manipulação da massa de biscuit para a construção dos modelos didáticos.
Palavras-chave: Material didático
aprendizagem
dispositivos pedagógicos
dinâmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1152
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79855.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)365.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.