EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1150
Tipo: Artigo
Título: MIOCARDITE E PERICARDITE COMO CONSEQUÊNCIA DA INFECÇÃO AGUDA E CRÔNICA POR TOXOPLASMA GONDII
Autor(es): SILVA, Matheus Willian Almeida da
PEREIRA, Andréia Vieira
LIMA, Lainy Leiny de
GOMES, Célia Regina de Godoy
SANT'ANA, Débora de Mello Gonçalves
BARBOSA, Carmem Patrícia
Abstract: A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo Toxoplasma gondii, parasito intracelular obrigatório. Sua infecção ocorre por ingestão de alimentos e água contaminados com oocistos ou cistos teciduais presentes em carne crua ou malcozida. Geralmente se manifesta de forma assintomática quando se encontra em sua fase aguda, ocorrendo alta proliferação e disseminação do parasito pelo organismo do hospedeiro. Em sua forma crônica, o T. gondii se encontra na forma de cistos localizados preferencialmente no tecido nervoso e muscular. No presente estudo, 30 camundongos machos com 60 dias de vida foram divididos em 6 grupos, sendo 3 grupos controles não infectados (GC) e 3 grupos infectados (n = 5 animais por grupo). Para a infecção, foram utilizados cistos de T. Gondii, estirpe ME-49 (genótipo II). Todos os grupos foram eutanasiados 7, 15 e 45 dias após a infecção e os corações foram coletados para a realização de uma análise histopatológica e quantificação dos parâmetros inflamatórios. Nossos resultados mostraram que as lesões no miocárdio identificadas neste modelo experimental foram consideradas moderadas e os infiltrados observados foram focais e difusos, de intensidade discreta em todos os períodos avaliados. Todavia, alterações inflamatórias mais pronunciadas foram observadas no grupo 45 dias após, onde houveram infiltrados inflamatórios intensos, com maior número de células distribuídas difusamente no campo, bem como a presença de edema interfibrilar e pericardite.
Palavras-chave: Coração
Infiltrados inflamatórios
toxoplasmose
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1150
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79405.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)308.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.