EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1147
Tipo: Artigo
Título: METAZOÁRIOS PARASITAS DE CICLÍDEOS EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL
Autor(es): RIBEIRO, Flávia Samara
FERNANDES, Eliane da Silva
MICHELAN, Gabriela
DUARTE, Gisele Silva Costa
Abstract: Parasitas são organismos que ocorrem em todas as comunidades e constituem grande parte da diversidade biológica encontrada em diversos ecossistemas. Além disso, os parasitas podem fornecer informações sobre o ambiente onde vivem e o seu hospedeiro. O presente trabalho objetivou analisar os índices parasitários de três espécies de ciclídeos da planície de inundação do alto rio Paraná, bem como correlacionar o parasitismo com o comprimento do hospedeiro e comparar a diversidade de parasitas entre os ciclídeos. As coletas foram realizadas nos três subsistemas: Ivinhema, Baía e Paraná. No total, 50 indivíduos das espécies Cichla kelberi, Geophagus proximus, Satanoperca pappaterra foram analisados, e seus parasitas foram separados por grupos, identificados com a maior precisão taxonômica possível. Foram encontrados parasitas dos grupos Monogenea, Digenea, Cestoda e Nematoda. Para cada espécie de parasita, foram calculados os valores de prevalência, intensidade média e abundância média. Dentre os peixes examinados, C. kelberi apresentou maior prevalência parasitária (83,33%). Foram analisadas a diversidade de parasitas entre os ciclídeos e a abundância correlacionada com o tamanho do hospedeiro. O parasitismo dos peixes analisados pode estar relacionado ao tamanho corporal disponível dos hospedeiros, embora não tenha apresentado resultados estatisticamente significativos para a maioria dos parasitas correlacionados.
Palavras-chave: Ecologia parasitária
Ictioparasitalogia
Rios Neotropicais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1147
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79903.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)183.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.