EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1143
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS SOBRE A COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA
Autor(es): SOUZA, Yasmin Rodrigues de
VELHO, Luiz Felipe Machado
Abstract: Esse projeto tem por objetivo avaliar a influência das macrófitas aquáticas sobre a organização da comunidade fitoplanctônica em relação a sua riqueza taxonômica e estrutura de tamanho. As hipóteses para esse estudo são que i) a riqueza de espécies fitoplanctônicasaumentacom o aumento da densidade de macrófitas devido ao incremento na complexidade de habitats, e que ii) quanto menora abundâniciade macrófita, maior a disponibilidade de nutrientes no meio levando a uma estrutura da comunidade fitoplanctônicadominada por formas pequenas,as quais são mais eficientes em aproveitar esses nutrientes. O experimento foi realizado entre março a abril de 2016, com três níveis de densidades de macrófitas 0, 3 e 12 indivíduos por mesocosmo, criando um gradiente de biomassa, e com dois níveis de concentração de matéria orgânica (alta e baixa concentração). Cruzando cada nível dos dois fatores, foram obtidos seis tratamentos, que foram replicados três vezes, totalizando 18 unidades experimentais, e para cada unidade foram feitas três coletas, totalizando 54amostras. As amostras de fitoplâncton total foram fixadas com Lugol Acético e armazenadas no Laboratório de Ecologia de Fitoplâncton (Nupélia-UEM). Para avaliar se existe diferença entre os tratamentos de acordo com as variáveis limnologias, será realizado uma análise de variância (ANOVA).
Palavras-chave: Competição
Macrófitas invasoras
Variabilidade morfológica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1143
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80333.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)186.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.