EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1142
Tipo: Artigo
Título: INFECÇÃO AGUDA POR Toxoplasma gondii PROMOVE MUDANÇAS MORFOQUANTITATIVAS NOS NEURÔNIOS NITRÉRGICOS SUBMUCOSOS DO ÍLEO DE RATOS Wistar
Autor(es): ROSA, Anne Caroline Santa
NASCIMENTO, Joquebede Caroline Pessoa do
SANT'ANA, Débora de Mello Gonçalves
BUTTOW, Nilza Cristina
SCHNEIDER, Larissa Carla Lauer
Abstract: O intestino delgado é um dos órgãos mais afetados durante a infecção pelo Toxoplasma gondii, sendo que no íleo pode ocorrer uma resposta diferenciada por possuir maior quantidade de agregados linfoides. O plexo submucoso já foi estudado em outros segmentos somente na fase crônica. Portanto, objetivo deste trabalho foi estudar os neurônios nitrérgicos submucosos, a quantidade de colágeno da submucosa e a densidade das células de Paneth ao longo da infecção aguda pelo T. gondii no íleo de ratos Wistar. Quarenta ratos (60 dias de idade) foram aleatoriamente distribuídos em 8 grupos (n=5): não infectado (GC) e, infectados: 6 (GI6h), 12 (GI12h), 24 (GI24h), 48 (GI48h) e 72 horas (GI72h) e 7 (GI7d) e 10 dias (GI10d) de infecção com a inoculação de 5000 oocistos de T. gondii esporulados (cepa Me-49, genótipo II). Segmentos do íleo foram separados para o processamento histológico para estudo das túnicas mucosa e submucosa e, para as técnicas de imunofluorescência para estudo dos neurônios nitrérgico. Foi demonstrado neste trabalho que a infecção aguda pelo T. gondii ocasiona uma injúria demonstrada pelo aumento das células de paneth, a hipertrofia da túnica mucosa e a fibrogênese. Mas, o aumento da população nitrérgica pode estar associada a um mecanismo protetivo da mucosa contra a infecção. A infecção aguda pelo T. gondii no íleo de ratos Wistar promove mudanças fenotípicas dos neurônios nitrérgicos, alterações das células de paneth do epitélio intestinal e, também o remodelamento da síntese de colágeno na túnica submucosa ao longo da infecção.
Palavras-chave: Neurônios submucosos
VIP
intestino delgado
toxoplasmose intestinal
fase aguda
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1142
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80380.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)452.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.