EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11200
Tipo: Artigo de Evento
Título: UTILIZAÇÃO DE BABOSA (ALOE VERA L.) NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS E NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO
Autor(es): Santos, Pedro Ricardo
Ribeiro, Adriely
Sartori, João Vitor Dutra
Santos, Laura B. Zadra
Mateussi, Pedro Henrique
Santo, Bruno Cesar do Espirito
Resumo: A Aloe vera L, popularmente conhecida como babosa, é uma planta que possui diversas propriedades terapêuticas, é amplamente utilizada em vários países para tratamentos de queimaduras, cicatrização de feridas e também para fins estéticos. A babosa é uma planta versátil e seus efeitos benéficos em tratamentos de queimaduras e cicatrização de feridas têm sido amplamente estudados. Com o objetivo de identificar artigos científicos e ideias de autores que comprovem a eficácia da babosa em tratamentos de queimaduras e cicatrização, um estudo teórico foi realizado utilizando artigos publicados nos últimos cinco anos (2019 a 2023) no PubMed. Seis artigos foram selecionados, sendo três relacionados ao tema “queimaduras” e três relacionados ao tema “cicatrização”. Os resultados indicaram que diversos estudos em laboratório foram realizados com o uso da babosa em ratos, e foi verificado que houve uma redução no tempo de tratamento dos casos estudados, bem como uma ação no sistema imunológico e suas propriedades anti-inflamatórias. Em relação ao tratamento de queimaduras, a babosa foi eficaz em reduzir a dor e a inflamação, acelerando a regeneração dos tecidos. Já na cicatrização de feridas, a babosa auxiliou na redução do tempo de cicatrização e na prevenção de infecções. Os componentes bioativos, como os polissacarídeos, aloína, antraquinonas e flavonoides, possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, o que pode ajudar a explicar seus efeitos terapêuticos. No entanto, ainda são necessários mais estudos clínicos em humanos para se obter uma melhor compreensão dos efeitos da babosa em tratamentos de queimaduras e cicatrização de feridas.
Palavras-chave: Aloe vera
Babosa
Farmacognosia
Queimaduras
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11200
Data do documento: 23-Jan-2025
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
677857.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)209.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.