EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1112
Tipo: Artigo de Evento
Título: CULTIVARES DE MILHO COM BAIXO CUSTO DE SEMENTES E COM MAIOR TOLERÂNCIA AO ESTRESSE HÍDRICO
Autor(es): LARA, Lorena Moreira
GUIMARÃES, Lauro José Moreira
TRINDADE, Roberto dos Santos
LIMA, Rodrigo Oliveira de
Abstract: O objetivo desse trabalho foi identificar cultivares de milho que podem ter sementes produzidas a baixo custo e com maior tolerância à seca. Para isso, no ano agrícola de 2015, foram avaliados 35 cultivares de milho de baixo custo de sementes, como variedades, híbridos topcrosses (HTCs) e híbridos duplos, e um híbridos simples testemunha, em condições de estresse hídrico, em Janaúba ? MG. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com quatro repetições. Cada parcela foi constituída de uma linha de quatro metros, espaçadas em 0,80 metros. Os caracteres avaliados foram florescimento masculino (FM, dias) e florescimento feminino (FF, dias), estande (EST, plantas ha-1), produtividade de grãos (PG, kg ha-1), índice de espiga (IE, espiga), intervalo entre o florescimento masculino e feminino (IFMF, dias), porcentagem de plantas acamadas (AC), altura de planta (AP) e altura de espiga (AE). Com exceção de AC e AE, houve efeito significativo para todos os caracteres nas análises de variância, ou seja, há variabilidade genotípica entre as cultivares avaliadas. O teste de Scott-Knott, realizado para PG, permitiu identificar dois grupos de cultivares, em que a variedade de polinização aberta AL2013 apresentou maior produtividade em condições de estresse hídrico, seguida pelos HTCs HTCMS-SP1 e HTCMS707, pela variedades AL Avaré e pelos híbridos HTCs HTCMS697 e HTCMS717, todos com produtividade maiores que a do híbrido simples. Conclui-se que foi possível identificar cultivares de milho de menor custo de sementes promissores para produção em condições de estresse hídrico.
Palavras-chave: melhoramento
estresse abiótico e Zea mays
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1112
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79665.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)222.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.