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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1099
Tipo: | Dissertação |
Título: | Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento |
Autor(es): | CANCIAN, Wainer Cristiano |
Primeiro Orientador: | FORNO, Leticia Fleig Dal |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins |
Abstract: | Compreender o papel do aluno como um sujeito ativo, que busca conhecer o seu ‘eu’ é um dos processos alusivos à autorregulação. Isso faz com que este mesmo aluno possa criar condições de monitorar-se e obter controle acerca de seu comportamento. Com esta dissertação buscou-se a expansão do conhecimento sobre os constructos de autorregulação e autoeficácia, assim como das competências e habilidades de formandos do cursos de Administração. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos formandos do curso superior de Administração acerca de sua autorregulação e autoeficácia com relação aos Habilitadores de Gestão do Conhecimento. Como marco teórico a pesquisa buscou apresentar as habilidades e competências do aluno de modo a correlacioná-las aos Habilitadores de Gestão do Conhecimento, bem como a autorregulação e a autoeficácia, esses últimos considerando a teoria sociocognitiva. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quantitativa, realizada por meio de pesquisa de campo. Foram aplicados três questionários do tipo fechado para um universo de 51 formandos mediante a utilização da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Para a realização da análise dos dados dos questionários adotou-se a estatística descritiva por meio da qual foi possível mensurar as respostas dos formandos. Os resultados obtidos confirmam que os alunos em sua maior parte consideram-se levemente autorregulados, assim como em sua maior parte consideram-se como autoeficazes. Porém, de maneira global, os alunos não se sentem completamente habilitados no que tange as habilidades e competências previstas para os cursos de Administração. Por fim, constata-se a inexistência de itens que destacam a relevância da tecnologia paras relações profissionais e práticas do administrador omitindo-se assim, uma análise mais adequada de um dos pontos significativos da Gestão do Conhecimento em relação a dinâmica de pessoas, processos e tecnologias. |
Palavras-chave: | Curso de Administração autorregulação autoeficácia competências habilidades |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1099 |
Data do documento: | 17-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
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