Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1095
Tipo: | Dissertação |
Título: | As relações entre a intranet e a aprendizagem organizacional |
Autor(es): | ALVES, Valéria Letícia |
Primeiro Orientador: | SARTORI, Rejane |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | MACUCH, Regiane da Silva |
Abstract: | A Aprendizagem Organizacional é entendida como um processo dinâmico que ocorre ao longo do tempo entre os níveis individual, grupal e organizacional, resulta de três subprocessos - a criação, a retenção e a transferência do conhecimento, e deve estar alinhada à tecnologia da informação, às estratégias e às pessoas. A tecnologia da informação é considerada uma ferramenta que alavanca, apoia e conduz a Aprendizagem Organizacional, e nesse contexto destaca-se a Intranet, baseada na mesma tecnologia utilizada pela Internet com capacidade de alcançar um grande número de pessoas e acesso restrito aos membros da organização. Desta forma, esta pesquisa trata dessa conexão entre Aprendizagem Organizacional e Intranet no âmbito de uma instituição de educação profissional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). No Senac, a Intranet tem como principal objetivo aperfeiçoar o trabalho e a integração entre unidades, setores e funcionários, bem como armazenar e compartilhar o conhecimento institucional. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as possibilidades de Aprendizagem Organizacional advindas do uso da Intranet no setor comercial de uma unidade do SENAC – PR. Para tanto, esta pesquisa configura-se como qualitativa e exploratória. A coleta de dados aconteceu por meio de uma entrevista estruturada realizada com o setor comercial da instituição, sendo que os dados foram transcritos e analisados com base na técnica de análise de conteúdo, à luz do referencial teórico. Ao fim desta pesquisa foi possível concluir que a Intranet é uma importante ferramenta para a Aprendizagem Organizacional, uma vez que os entrevistados apontaram que a utilizam para atividades diárias e aperfeiçoamento do conhecimento já adquirido, porém, necessita ser aperfeiçoada. Essa ferramenta contribui com o melhor desempenho das atividades dos colaboradores, uma vez que permite a geração de relatórios, acompanhamento de metas, consulta aos manuais da instituição, dentre outras funcionalidades que oferece. |
Palavras-chave: | Gestão do Conhecimento Aprendizagem Organizacional Intranet Educação Profissional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1095 |
Data do documento: | 30-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VALÉRIA LETÍCIA ALVES.pdf | Dissertação | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.