01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1095
Tipo: Dissertação
Título: As relações entre a intranet e a aprendizagem organizacional
Autor(es): ALVES, Valéria Letícia
Primeiro Orientador: SARTORI, Rejane
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MACUCH, Regiane da Silva
Abstract: A Aprendizagem Organizacional é entendida como um processo dinâmico que ocorre ao longo do tempo entre os níveis individual, grupal e organizacional, resulta de três subprocessos - a criação, a retenção e a transferência do conhecimento, e deve estar alinhada à tecnologia da informação, às estratégias e às pessoas. A tecnologia da informação é considerada uma ferramenta que alavanca, apoia e conduz a Aprendizagem Organizacional, e nesse contexto destaca-se a Intranet, baseada na mesma tecnologia utilizada pela Internet com capacidade de alcançar um grande número de pessoas e acesso restrito aos membros da organização. Desta forma, esta pesquisa trata dessa conexão entre Aprendizagem Organizacional e Intranet no âmbito de uma instituição de educação profissional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). No Senac, a Intranet tem como principal objetivo aperfeiçoar o trabalho e a integração entre unidades, setores e funcionários, bem como armazenar e compartilhar o conhecimento institucional. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as possibilidades de Aprendizagem Organizacional advindas do uso da Intranet no setor comercial de uma unidade do SENAC – PR. Para tanto, esta pesquisa configura-se como qualitativa e exploratória. A coleta de dados aconteceu por meio de uma entrevista estruturada realizada com o setor comercial da instituição, sendo que os dados foram transcritos e analisados com base na técnica de análise de conteúdo, à luz do referencial teórico. Ao fim desta pesquisa foi possível concluir que a Intranet é uma importante ferramenta para a Aprendizagem Organizacional, uma vez que os entrevistados apontaram que a utilizam para atividades diárias e aperfeiçoamento do conhecimento já adquirido, porém, necessita ser aperfeiçoada. Essa ferramenta contribui com o melhor desempenho das atividades dos colaboradores, uma vez que permite a geração de relatórios, acompanhamento de metas, consulta aos manuais da instituição, dentre outras funcionalidades que oferece.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Aprendizagem Organizacional
Intranet
Educação Profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1095
Data do documento: 30-Dez-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALÉRIA LETÍCIA ALVES.pdfDissertação1.41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.