EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10942
Tipo: Artigo de Evento
Título: PRINCIPAIS EFEITOS ADVERSOS INDUZIDOS POR FITOTERÁPICOS NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERAURA
Autor(es): Ramalho, Gabriela Sales
De Oliveira, Mariana Maciel
Resumo: Os fitoterápicos são utilizados com finalidades medicinais, constituindo alternativas terapêuticas complementares ao tratamento de doenças, trazendo benefícios à saúde. No entanto, são constituídos por um grande número de substâncias químicas, que podem agir sinergicamente e melhorar o efeito terapêutico, mas também podem representar um risco potencial à saúde. Por este motivo, os fitoterápicos podem ser tóxicos e ocasionar efeitos adversos, assim como interações medicamentosas. Deste modo pode-se considerar o referido tema relevante, em decorrência do aumento da utilização de fitoterápicos e a falta de conhecimento destes produtos por parte da população, incluindo acerca dos perigos decorrentes do uso inadequado desses produtos. A fim de destacar os riscos que os medicamentos fitoterápicos podem oferecer aos pacientes, neste trabalho foi realizada uma análise do potencial adverso dos mesmos segundo os dados obtidos através da revisão integrativa da literatura de caráter descritivo. Os artigos foram buscados nas bases de dados: Scielo, Science Direct, Diretório Google Acadêmico e Lilacs, sendo selecionados os que foram publicados no período de 2012 a 2022, nos idiomas português, inglês e espanhol. De acordo com o que é descrito na literatura, o fitoterápico Trifolium patense, ocasiona efeitos adversos como: sangramentos, dores abdominais, náuseas, alergias e ineficácia terapêutica. Enquanto que, a Camellia sinensis, ocasiona insônia, irritabilidade, náuseas, acidez no estômago, vômitos, taquicardia e aumento do ritmo cardíaco. Conclui-se que, os fitoterápicos podem ocasionar efeitos adversos. Deste modo, é fundamental que os profissionais da saúde priorizem o uso racional, incentivar a notificação de reações adversas, contribuindo com a promoção da saúde.
Palavras-chave: Farmacovigilância
Fitoterapia
Toxicidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10942
Data do documento: 17-Dez-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
683135.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023)189.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.