Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1093
Tipo: | Dissertação |
Título: | Tecnologias de informação e comunicação: ferramentas para práticas de gestão do conhecimento nas escolas públicas da região da AMUSEP |
Autor(es): | FACCIN, Tatiana Carla |
Primeiro Orientador: | BORTOLOZZI, Flávio |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | FORNO, Leticia Fleig Dal |
Abstract: | As transformações que ocorrem atualmente no mundo todo, vão evidentemente além de mudanças de tecnologia de informação e comunicação, no entanto estas desempenham papel central. Tendo a educação como um processo de construção permanente de pontes entre o mundo da escola e o universo que os cerca, faz-se necessário dar vistas para essas transformações. Sendo assim tem se afirmado que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em especial as Redes Sociais, são ferramentas que favorecem a geração de ambientes facilitadores para o compartilhamento do conhecimento e para aprendizagem. Nessa perspectiva o presente trabalho, a partir da análise do alcance e implantação das práticas de Gestão do Conhecimento de base tecnológica, nas escolas públicas da região da AMUSEP, teve como objetivo verificar se as Tecnologias de Informação e Comunicação são utilizadas como ferramentas para as práticas de Gestão do Conhecimento, que incluem: criação, disseminação e compartilhamento do conhecimento nestas escolas. A fundamentação teórica se alicerça na revisão de literatura sobre Gestão do Conhecimento, TIC e Educação. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi um estudo de caso, de cunho descritivo, seguindo uma abordagem quantitativa e qualitativa. O instrumento para coleta de dados foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) para avaliar a implantação e o alcance de 11 práticas de Gestão do Conhecimento. O resultado encontrado apresentou nível baixo tanto para implantação como para o alcance das práticas. Diante do baixo nível encontrado, com objetivo de buscar informações mais aprofundadas sobre o uso das TIC no ambiente escolar, em especial as redes sociais, elaborou-se um instrumento próprio, com questões pertinentes ao tema. Este instrumento teve a finalidade de analisar se as TIC são utilizadas como ferramentas para criação, disseminação e compartilhamento do conhecimento no ensino público da região da AMUSEP. Os resultados se mostraram satisfatórios, desenhando o perfil das escolas em face da inserção das TIC perante a sociedade do conhecimento. |
Palavras-chave: | Ensino Público Redes Sociais Criação de Conhecimento Compartilhamento de Conhecimento TIC na educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1093 |
Data do documento: | 30-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TATIANA CARLA FACCIN.pdf | Dissertação | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.