01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1089
Tipo: Dissertação
Título: Liderança e comunicação no compartilhamento do conhecimento a partir de estudos de multicasos em organizações educacionais
Autor(es): SANTOS, Miguel Ângelo De Marchi Dos
Primeiro Orientador: DIAS, José Francisco de Assis
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SARTORI, Rejane
Abstract: A economia mundial, competitiva e globalizada, fez com que as organizações mudassem a forma de pensar, agir e de se relacionar com as outras empresas, com os clientes e especialmente com os colaboradores. O foco que antes estava nos recursos materiais e financeiros passa para a informação e o conhecimento. Quanto maior o conhecimento de uma organização, maior a capacidade competitiva. Conhecimentos são criados, retidos, compartilhados e aplicados pelas pessoas. O compartilhamento do conhecimento acontece através da interação das pessoas, seja de modo direto ou indireto, seja com ou sem o uso da tecnologia. Os líderes, pessoas que ocupam lugar privilegiado dentro das organizações, entre outras funções, podem facilitar ou dificultar o compartilhamento do conhecimento. A comunicação, elo de ligação entre quem compartilha o conhecimento e quem o recebe, é fundamental neste processo. O problema da pesquisa é investigar em escolas privadas como a liderança e a comunicação interferem no compartilhamento do conhecimento e são objetos deste trabalho: a liderança e a comunicação para o compartilhamento do conhecimento a partir de estudo de multicasos em organizações educacionais de ensino básico. Objetiva-se nesta pesquisa apresentar propostas às organizações educacionais para a criação de cultura organizacional de compartilhamento do conhecimento através da liderança e comunicação. Para tanto o questionário utilizado propôs quinze questões e foi aplicado em treze instituições de ensino regular, com mais de 500 alunos, filiadas ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste de Estado do Paraná - SINEPE/NORPR, nos três níveis de maior hierarquia: direção, coordenação e assistentes. A aplicação do questionário e a tabulação das respostas foram feitas na plataforma qualtrics e os resultados apresentados em gráficos. Os resultados revelam que o compartilhamento do conhecimento acontece nas instituições de ensino pesquisadas, pois existe a cultura organizacional do compartilhamento. As lideranças facilitam o compartilhamento do conhecimento e a linguagem é adequada. O compartilhamento do conhecimento acontece em todos os níveis hierárquicos, tanto de maneira formal como informal. Reunião dos gestores com suas equipes é a forma mais utilizada no compartilhamento do conhecimento. As pessoas gostam de compartilhar o que sabem e se sentem prestigiadas quando são procuradas para compartilharem o que sabem. As ferramentas tecnológicas facilitam o compartilhamento do conhecimento e o email é a ferramenta mais utilizada.
Palavras-chave: Liderança
Comunicação
Compartilhamento do conhecimento
Gestão Escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1089
Data do documento: 30-Dez-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIGUEL ANGELO DE MARCHI DOS SANTOS.pdfDissertação7.29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.