01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1086
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de metodologia de descoberta de conhecimento em dados públicos: explorando os sistemas DATASUS e ALICEWeb
Autor(es): BUZETI, Luiz Cláudio
Primeiro Orientador: ALMEIDA, Iara Carnevale de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BERNUCI, Marcelo Picinin
Abstract: Observa-se que, no período de 2005 até 2014, o Brasil apresentou um déficit comercial de US$ 16,074 bilhões relativos ao comércio de fármacos. Esse explícito esforço financeiro, para promover o acesso a medicamentos pela população, pode evitar morbidades e, consequentemente, evitar internações. Apesar do Governo disponibilizar diversos dados abertos, tanto sobre importações quanto sobre saúde, não existe sistema informático que possibilite o cruzamento destas informações e, consequentemente, concluir se as importações de fármacos realmente são válidas para evitar internações. Desta forma, o presente estudo objetivou explorar este fenômeno e contribuir para a melhoria da gestão do conhecimento em saúde, aplicando o modelo Buzeti, que permite a descoberta de conhecimento em dados públicos dos sistemas DATASUS e ALICEWeb. Inicialmente foram estudadas as metodologias existentes que viabilizassem a descoberta do conhecimento, sendo então definido o modelo Buzeti. Salienta-se que foram escolhidos conceitos advindos do Knowledge Discovery in Database (KDD), que permitem a extração de padrões, associações, regras, clusters e outras formas de codificação. Na sequência foram realizadas as seguintes etapas propostas pelo modelo Buzeti: compreensão dos sistemas ALICEWeb e DATASUS e dados, preparação e modelagem dos dados referentes a importação de fármacos e internaçõe. O cruzamento desses dados gerou conhecimentos relevantes para serem avaliados por especialistas da área da saúde. Finalmente, a grande contribuição desse estudo é a compreensão do uso de uma metodologia KDD que permite a criação de novos conhecimentos a partir de dados públicos.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Dados Públicos
Mineração de Dados
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1086
Data do documento: 30-Dez-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ CLÁUDIO BUZETI .pdfDissertação3.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.