01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
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Tipo: Dissertação
Título: A educação e o conhecimento em Taylor
Autor(es): NIEDDERMEYER, Henrique Lacerda
Primeiro Orientador: BORDIN, Reginaldo Aliçandro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PEGINO, Paulo Marcelo Ferraresi
Abstract: A presente pesquisa em Gestão do Conhecimento nas Organizações tem como tema a obra de Taylor (Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), denominada “Princípios de Administração Científica”. Em face do avanço do capitalismo industrial, técnicas gerenciais foram aplicadas na sistematização do trabalho, no controle sobre o tempo, o ritmo e também na instrução do trabalhador, ajustado segundo os novos parâmetros da produção fabril. Ao estudar criticamente a importância de Taylor no processo de desenvolvimento industrial, esta pesquisa tem o propósito de investigar nele a relação entre educação, trabalho e conhecimento. Essas três situações se mostram articuladas porque Taylor sugeriu formar um novo perfil de trabalhador com a finalidade de suprir as necessidades requisitadas pela nova ordem produtiva. O conhecimento, essencialmente prático, estaria restrito à gerência e seria selecionado e catalogado para ampliar a eficiência das linhas de produção, por isso, exigiria do trabalhador capacidade de adaptação. Os objetivos da educação não eram o de conhecer, no sentido filosófico, mas de preparar a força de trabalho para que soubesse minimamente ler aquilo que a produção industrial apresentava como novidade. O desenvolvimento do taylorismo implicava, também, enfrentar as resistências impostas por operários retirando deles a autonomia do trabalho e instruindo-os segundo os valores exigidos, entre os quais, a lealdade, a eficiência e a capacidade de compartilhar o conhecimento que tinham. Assim, esta pesquisa considera a existência no taylorismo de importantes referências que aludem para as origens da Gestão do Conhecimento, enquanto técnica de sistematização do trabalho e no modo como entendem a educação e o conhecimento.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Educação
Trabalho
Conhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1083
Data do documento: 30-Dez-2017
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