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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1083
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação e o conhecimento em Taylor |
Autor(es): | NIEDDERMEYER, Henrique Lacerda |
Primeiro Orientador: | BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | PEGINO, Paulo Marcelo Ferraresi |
Abstract: | A presente pesquisa em Gestão do Conhecimento nas Organizações tem como tema a obra de Taylor (Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), denominada “Princípios de Administração Científica”. Em face do avanço do capitalismo industrial, técnicas gerenciais foram aplicadas na sistematização do trabalho, no controle sobre o tempo, o ritmo e também na instrução do trabalhador, ajustado segundo os novos parâmetros da produção fabril. Ao estudar criticamente a importância de Taylor no processo de desenvolvimento industrial, esta pesquisa tem o propósito de investigar nele a relação entre educação, trabalho e conhecimento. Essas três situações se mostram articuladas porque Taylor sugeriu formar um novo perfil de trabalhador com a finalidade de suprir as necessidades requisitadas pela nova ordem produtiva. O conhecimento, essencialmente prático, estaria restrito à gerência e seria selecionado e catalogado para ampliar a eficiência das linhas de produção, por isso, exigiria do trabalhador capacidade de adaptação. Os objetivos da educação não eram o de conhecer, no sentido filosófico, mas de preparar a força de trabalho para que soubesse minimamente ler aquilo que a produção industrial apresentava como novidade. O desenvolvimento do taylorismo implicava, também, enfrentar as resistências impostas por operários retirando deles a autonomia do trabalho e instruindo-os segundo os valores exigidos, entre os quais, a lealdade, a eficiência e a capacidade de compartilhar o conhecimento que tinham. Assim, esta pesquisa considera a existência no taylorismo de importantes referências que aludem para as origens da Gestão do Conhecimento, enquanto técnica de sistematização do trabalho e no modo como entendem a educação e o conhecimento. |
Palavras-chave: | Gestão do Conhecimento Educação Trabalho Conhecimento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1083 |
Data do documento: | 30-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
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HENRIQUE LACERDA NIEDDERMEYER.pdf | Dissertação | 923.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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