Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1082| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Competências educacionais docentes: uma análise na perspectiva da gestão do conhecimento no curso de moda |
| Autor(es): | OTTO, Floriza Taira |
| Primeiro Orientador: | FORNO, Leticia Fleig Dal |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz |
| Abstract: | Esse estudo aborda as competências educacionais docentes, na perspectiva da gestão do conhecimento (GC) frente às mudanças econômicas. Definiu-se como objetivo geral dessa pesquisa avaliar as competências educacionais dos docentes do curso de moda de uma instituição de ensino superior privada (IESP). Com isso, pretende-se contribuir para o entendimento do significado pedagógico do conceito de competências e a reflexão sobre o seu papel de destaque na aprendizagem, bem como nas percepções do processo de ensino e formação. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa/qualitativa e a amostra do estudo se refere a 15 docentes de um curso de Moda, vinculado a uma instituição de ensino superior privada. Desse modo, todos os dados e a análise de resultado, bem como as discussões apresentadas nessa pesquisa, estão inseridos no contexto e na percepção dos docentes dessa amostra. Os dados coletados através dos questionários oferecem subsídios para estabelecer a relação entre o conceito de competências na gestão do conhecimento e sua aplicação em perspectivas educacionais de formação e estruturação de estratégias de ação. Obteve-se como resultado de pesquisa que, ao abordar o ensino/aprendizagem na competência, os docentes consideram os saberes como recursos mobilizados, analisáveis, trabalhando no sentido de criar e utilizar novas metodologias de ensino e aprendizagem. Nota-se com este estudo que a competência que os docentes percepcionam como relevante e relacionada à promoção da GC no contexto educacional de ensino superior é a capacidade para mobilizar a capacidade dos outros, ou seja, o professor precisa reconhecer e promover no aluno um interesse pelo aprender e pelo processo de aprendizagem. |
| Palavras-chave: | Competências Educação Gestão do Conhecimento Moda |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1082 |
| Data do documento: | 30-Dez-2017 |
| Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FLORIZA TAIRA OTTO.pdf | Dissertação | 12.64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

