01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1082
Tipo: Dissertação
Título: Competências educacionais docentes: uma análise na perspectiva da gestão do conhecimento no curso de moda
Autor(es): OTTO, Floriza Taira
Primeiro Orientador: FORNO, Leticia Fleig Dal
metadata.dc.contributor.advisor-co1: URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Abstract: Esse estudo aborda as competências educacionais docentes, na perspectiva da gestão do conhecimento (GC) frente às mudanças econômicas. Definiu-se como objetivo geral dessa pesquisa avaliar as competências educacionais dos docentes do curso de moda de uma instituição de ensino superior privada (IESP). Com isso, pretende-se contribuir para o entendimento do significado pedagógico do conceito de competências e a reflexão sobre o seu papel de destaque na aprendizagem, bem como nas percepções do processo de ensino e formação. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa/qualitativa e a amostra do estudo se refere a 15 docentes de um curso de Moda, vinculado a uma instituição de ensino superior privada. Desse modo, todos os dados e a análise de resultado, bem como as discussões apresentadas nessa pesquisa, estão inseridos no contexto e na percepção dos docentes dessa amostra. Os dados coletados através dos questionários oferecem subsídios para estabelecer a relação entre o conceito de competências na gestão do conhecimento e sua aplicação em perspectivas educacionais de formação e estruturação de estratégias de ação. Obteve-se como resultado de pesquisa que, ao abordar o ensino/aprendizagem na competência, os docentes consideram os saberes como recursos mobilizados, analisáveis, trabalhando no sentido de criar e utilizar novas metodologias de ensino e aprendizagem. Nota-se com este estudo que a competência que os docentes percepcionam como relevante e relacionada à promoção da GC no contexto educacional de ensino superior é a capacidade para mobilizar a capacidade dos outros, ou seja, o professor precisa reconhecer e promover no aluno um interesse pelo aprender e pelo processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Competências
Educação
Gestão do Conhecimento
Moda
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1082
Data do documento: 30-Dez-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLORIZA TAIRA OTTO.pdfDissertação12.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.