01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1076
Tipo: Dissertação
Título: A comunicação no compartilhamento de informações no âmbito da educação à distância em uma instituição de ensino superior
Autor(es): PIZZAIA, Angela Ferreira De Lima
Primeiro Orientador: PEGINO, Paulo Marcelo Ferraresi
metadata.dc.contributor.advisor-co1: TENÓRIO JUNIOR, Nelson
Abstract: Na atualidade tem se dado importante ênfase ao papel do conhecimento nas organizações, em razão de o modelo econômico atual reconhecê-lo como um fator importante para a produtividade e inovação. Isto devido à legitimação da ideia de que o sucesso de uma organização, entre outras variáveis, dependerá de como o conhecimento é gerido no ambiente organizacional. As organizações, visando o melhor aproveitamento do conhecimento, buscam a implantação de modelos de GC, que serão determinados a partir da realidade e contexto de cada organização. A comunicação permeia todo o processo da GC, em especial a fase de compartilhamento de informações. Assim, dentro de uma organização, independentemente de seu ramo de atuação, com destaque para organizações que trabalham com a educação na modalidade à distância, tendo em vista que sua comunicação ocorrerá de forma prevalecente por meio de tecnologias comunicacionais, é primordial considerar como ocorre a comunicação no compartilhamento de informações neste contexto. Entretanto, pouca ou nenhuma atenção tem sido dada à comunicação e seu papel dentro dos ciclos da GC, em especial na fase do compartilhamento. Na busca por aprofundar estudos referentes a esta questão, a pesquisa presente apresenta natureza qualitativa, de cunho exploratório e caráter teórico empírico. A escolha foi pelo estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior na modalidade à distância, com foco na análise da comunicação existente entre Sede e Polos. A pesquisa mostrou os impactos que a comunicação pode exercer no compartilhamento de informações e na aquisição do conhecimento e identificou fazes correspondentes ao ciclo da GC no canal oficial de comunicação entre Sede e Polos e suas inconsistências neste processo.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional
Compartilhamento
Gestão do Conhecimento
IES
EaD
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1076
Data do documento: 8-Mar-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGELA FERREIRA DE LIMA PIZZAIA.pdfDissertação2.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.