01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1075
Tipo: Dissertação
Título: As emoções positivas na indústria de software: os fatores que influenciam o compartilhamento do conhecimento entre os integrantes de equipe de desenvolvimento de software
Autor(es): VIDOTTI, Amanda Ferrarezi
Primeiro Orientador: TENÓRIO JUNIOR, Nelson Nunes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BORTOLOZZI, Flávio
Abstract: A Gestão do Conhecimento é uma disciplina que propõe meios para uma organização capturar, estruturar e disseminar o conhecimento. Esse conhecimento pode ser desenvolvido no ambiente organizacional, partindo da interação dos indivíduos e sendo compartilhado em grupos. A disponibilização de um espaço apropriado, por parte da organização, é somente uma das variáveis que favorecem a interação entre os indivíduos. Isso é muito comum na indústria de software, que disponibiliza espaços na tentativa de estimular o bem-estar das pessoas para promover, dentre outros aspectos, o compartilhamento do conhecimento. Entretanto, outras variáveis podem influenciar na interação com os indivíduos, uma delas pode ser as emoções positivas, como a alegria, o interesse, o amor e o contentamento. Esta dissertação tem como objetivo geral investigar os fatores que influenciam as emoções positivas no compartilhamento do conhecimento entre os integrantes de equipe de desenvolvimento de software. A pesquisa classifica-se como mista quanto a sua abordagem, possui caráter exploratório e descritivo quanto aos fins e quanto aos meios, envolve um estudo de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Esta pesquisa foi dividida em três fases. Na primeira fase foi realizada uma revisão sistemática da literatura, para um levantamento de estudos já realizados com relação ao tema de pesquisa. Na segunda fase, de cunho quantitativo, foi administrado um questionário para 51 participantes alocados em equipes de desenvolvimento de software. Na terceira fase, de cunho qualitativo, foram entrevistadas 10 pessoas dentro de uma organização de médio porte da indústria de software. Os resultados demonstram quatro fatores que estimulam a internalização das emoções positivas, sendo eles: fator organizacional, fator infraestrutura física, fator colaboração e fator liderança para a integração da equipe. Por sua vez, é observado que as emoções positivas de ânimo, contentamento, divertimento, felicidade, força, gratidão, inspiração, orgulho, otimismo e paciência influenciam o compartilhamento do conhecimento organizacional. Portanto, esta pesquisa contribui para o preenchimento da lacuna teórica existente na relação das emoções positivas e compartilhamento do conhecimento; sendo também um ponto de reflexão para que o gestor trabalhe os quatro fatores aqui identificados no sentido de estimular a internalização de emoções positivas dos indivíduos e, consequentemente, estimular a produtividade e a criatividade para a concepção e o aprimoramento de produtos, serviços e processos da indústria de software.
Palavras-chave: Emoções Positivas
Compartilhamento do Conhecimento
Disseminação do Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Bem-estar subjetivo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1075
Data do documento: 24-Nov-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA FERRAREZI VIDOTTI.pdfDissertação4.84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.