EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1073
Tipo: Artigo de Evento
Título: CRESCIMENTO DO CAPIM MOMBAÇA EM COLUNAS DE SOLO COM TEXTURA ARENOSA SOB APLICAÇÃO DE MANIPUEIRA
Autor(es): BORTOLUZZI, Daniela D'Orazio
TERASSI, Daniele de Souza
SILVA, Felipe de Souza
BORTOLETTO, Edmilson Cesar
PEREIRA, Renata Cristiane
SANTOS, Alex Elpidio dos
Abstract: O trabalho teve como objetivo geral avaliar o crescimento do capim Mombaça (panicum maximum cv. Mombaça) após aplicação da água residuária oriunda da fecularia, utilizando colunas de solo com textura arenosa. Os experimentos foram conduzidos em ambiente protegido no campus do Arenito/UEM. A água residuária foi coletada em uma fecularia localizada na região noroeste do Estado do Paraná. Para a execução dos ensaios foram utilizadas colunas de PVC com secção transversal de 0,10 m de diâmetro e 0,60 m de altura, sendo preenchidas com solo em camadas semelhantes aos horizontes até 0,50 m. O experimento foi composto por cinco tratamentos com quatro repetições, em delineamento inteiramente casualizado, com aplicações de doses crescentes do efluente equivalentes a 0, 45, 90, 135 e 180 kg.ha-1.Foram avaliadas a massa seca e fresca da parte aérea. A aplicação do efluente coletado na segunda lagoa do sistema de tratamento da fecularia como fonte de nitrogênio, ocasionou um expressivo crescimento do capim mombaça, sendo o tratamento que recebeu a maior dose (180 Kg.ha-1) o que mais apresentou massa da parte aérea.
Palavras-chave: Efluente
Fertirrigação
Nitrogênio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1073
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79506.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)500.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.