EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1069
Tipo: Artigo de Evento
Título: CONCEITOS E MÉTODOS DE CRIOPRESERVAÇÃO E CRIOTOLERÂNCIA DE EMBRIÕES BOVINOS IN VITRO
Autor(es): MORESKI, Danieli Aparecida Bóbbo
BOTELHO, Ana Carolina Fanhani de Arruda
CAVALIERI, Fabio Luiz Bim
GASPAROTTO, Francielli
EMANUELLI, Isabele Picada
Abstract: O Brasil tem a maior produção de embriões produzidos in vitro do mundo. Com o crescimento na produção de embriões de existe a necessidade cada vez maior de desenvolvimento e aperfeiçoamento das biotécnicas de reprodução principalmente a da criopreservação de embriões bovinos in vitro. Estudos indicam estes embriões são mais sensíveis à criopreservação que os in vivo, isso se deve as diferentes causas entre eles. Diante desta preocupação, este artigo teve como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica acerca da problemática da criopreservação de embriões in vitro bovinos e comparar os dados da literatura de dois métodos de criopreservação. Essa revisão visa sumarizar os principais fatores que afetam a criopreservação de embriões de PIVE, abordando o panorama da produção in vitro no Brasil, a geração de embriões de descarte e a sustentabilidade econômica e ambiental do processo, a criotolerância de embriões in vitro e in vivo, e as metodologias de congelamento lento e ultrarrápido (vitrificação). Com base na literatura pesquisada verifica-se que inúmeros esforços têm sido realizados para melhorar a taxa de sobrevivência dos embriões in vitro criopreservados, não só no que se restringe ao tipo de método de congelamento, mas principalmente os fatores biológicos inerentes ao oócito e também as células. No entanto, constatou-se que ainda não existe unanimidade sobre os melhores sistemas de produção in vitro (maturação e desenvolvimento embrionário) e o método de criopreservação mais eficiente para embriões bovinos produzidos in vitro.
Palavras-chave: Biotécnicas da Reprodução
Congelamento
Produção Sustentável
Vitrificação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1069
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80360.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)215.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.