EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1068
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMPRIMENTO E BIOMASSA DE PLÂNTULAS DE SOJA EM RESPOSTA AO TRATAMENTO QUÍMICO DE SEMENTES COM BIOESTIMULANTE
Autor(es): MATERA, Thaisa Cavalieri
PEREIRA, Lucas Caiubi
BRACCINI, Alessandro Lucca
Garcia, Mayara Mariana
MARTELI, Danilo Cesar Volpato
FELBER, Pedro Henrique
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da aplicação, via tratamento de sementes, de bioestimulante vegetal do grupo químico citocinina + giberilina + ácido indolcanóico sobre o crescimento e a biomassa de plântulas de soja. Para tanto, o ensaio foi conduzido adotando-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos pelas combinações dos produtos comerciais do tratamento de sementes industrial (TSI) com e sem adição do bioestimulante. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada por meio dos seguintes testes: comprimento de plântula e biomassa seca de plântulas. Os resultados obtidos permitem concluir que, nas condições testadas, a adição do bioestimulante nas sementes não apresentou efeito positivo ou negativo sobre os parâmetros de vigor referentes ao comprimento e biomassa de plântulas de soja.
Palavras-chave: Glycine max
regulador de crescimento
vigor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1068
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79546.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)185.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.